Comunicação como memória organizacional: pertencimento e identidade nas organizações

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X38589

Parole chiave:

Estratégias. Equipamentos Culturais. Relações Públicas

Abstract

Compreender a comunicação como um instrumento da memória organizacional para fortalecer o pertencimento e a identidade das organizações é objetivo central deste artigo. Amparado por estudos sobre memória e comunicação organizacional, este trabalho ainda orienta seu olhar sobre o Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP como um equipamento cultural de grande importância para a preservação da história e memória da região noroeste gaúcha, em especial sobre a FIDENE, sua mantenedora. Por fim, é apresentado o acervo histórico e mnemônico do MADP que instrumentalizado pela comunicação, compartilha a trajetória, os valores e as crenças da Fundação para com seus públicos, constituindo identidade e pertencimento organizacional. 

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Biografie autore

Marcela Guimarães Silva, Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS

Pós-doutora em Comunicação e Gestão de Indústria Criativas pela Universidade do Porto - Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa e do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus São Borja, RS - Brasil.

Ronaldo Bernardino Colvero, Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio da Universidade Federal de Pelotas - UFPel e do Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa, campus São Borja, RS - Brasil. 

Fabio Frá Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Comunicação e Indústria Criativa pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus São Borja, RS - Brasil. Relações-públicas (cooperação técnica) na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

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Pubblicato

2020-10-28

Come citare

Silva, M. G., Colvero, R. B., & Fernandes, F. F. (2020). Comunicação como memória organizacional: pertencimento e identidade nas organizações. Cadernos De Comunicação, 24(2). https://doi.org/10.5902/2316882X38589

Fascicolo

Sezione

Artigos