A sociedade da informação e as transformações no turismo

Autores

  • Andréia Ramos Machado Pontifícia Universidade Católica- PUCRS
  • Cristiane Mafacioli Carvalho Pontifícia Universidade Católica- PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316882X21619

Resumo

Este artigo identifica o conceito de Sociedade da Informação e, por intermédio de um levantamento bibliográfico, procura-se reconhecer como estas “novas” tecnologias modificaram o segmento do turismo e quais os impactos mais significativos nos participantes deste segmento. Ao final, percebe-se que as tecnologias se constituem elementos importantes para as relações pessoais, de negócio e de lazer.

Palavras-chave: Comunicação Social; Sociedade da Informação; Turismo.

La sociedad de la información y los cambios en el turismo

Resumen: En este trabajo se identifica el concepto de Sociedad de la Información y, a través de una revisión de la literatura, se intenta reconocer cómo estas “nuevas” tecnologías han cambiado el sector del turismo, y cuáles son los impactos más significativo sobre los participantes de este sector. En fin, se percibe que las tecnologías son elementos importantes en las relaciones personales, en los negocios y en el placer.

Palabras-clave:Comunicación Social; Sociedad de la Información; Turismo.

The information society and the transformations in tourism

Abstract:This article identifies the concept of Information Society and, through bibliographic research, tries to find out how these 'new' information technologies have modified tourism and what the most significant impacts on the companies which operate in this market segment are. At the end of this research, it was concluded that the information technologies consist of important elements for personal relationships, business relationships and leisure relationships.

Key-words:Social Communication; Information Technology; Tourism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Ramos Machado, Pontifícia Universidade Católica- PUCRS

Mestranda em Comunicação Social pela PUCRS.Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995). Especialização em Marketing MBA pela FGV (2002) . Tem experiência na área de Marketing, com ênfase em Comunicação. Possui graduação em Gestão do Turismo pela Universidade Católica de Brasília (2014).

Cristiane Mafacioli Carvalho, Pontifícia Universidade Católica- PUCRS

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela PUCRS (1994), Mestrado em Comunicação pela UFRJ (1999) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2004). Professora adjunta da PUCRS. Tem experiência na área de Comunicação. cristiane.carvalho@pucrs.br.

Downloads

Publicado

2017-10-08

Como Citar

Machado, A. R., & Carvalho, C. M. (2017). A sociedade da informação e as transformações no turismo. Cadernos De Comunicação, 21(1). https://doi.org/10.5902/2316882X21619

Edição

Seção

Artigos