Análise de agrupamento de caracteres microscópicos do lenho de espécies sul-brasileiras de Mimosa L.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2358198041599Palavras-chave:
Anatomia da madeira, Caesalpinioideae, Calothamnos, Clado Mimosoideae, Fabaceae, Mimosa, Obstrigosae, StipellaresResumo
A análise de agrupamento de caracteres anatômicos envolveu lenhos de vinte e duas espécies sul-brasileiras de Mimosa L. (Fabaceae: Caesalpinioideae). Para o estudo, selecionaram-se quatorze caracteres anatômicos, com vistas ao reconhecimento de grupos infragenéricos. Confirmou-se a heterogeneidade estrutural referida na literatura. A ocorrência de caracteres primitivos no lenho recomenda um posicionamento basal do gênero no clado Mimosoideae e subfamília Caesalpinioideae. A série Stipellares, representada por M. barnebiana, M. bifurca, M. cruenta, M. intricata, M. trachycarpa e M. uraguensis, compõe um grupo distinto, pelos raios homogêneos e poros racemiformes, com arranjo tendente a dendrítico. Tanto na seção Calothamnos (M. berroi, M. daleoides, M. eriocarpa, M. flocculosa, M. incana, M. pilulifera, M. scabrella e M. taimbensis) como na subsérie Obstrigosae (M. adpressa, M. parvipinna, M. ramulosa), os caracteres diagnósticos carecem valor taxonômico reconhecido, distinguindo-se apenas por caracteres quantitativos. O reduzido número de espécies investigadas nas séries Bimucronatae (M. bimucronata), Habbasia (M. pigra) e Myriophyllae (M. balduinii, M. micropteris), bem como na subsérie Sparsae (M. sparsa), não permite inferências taxonômicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, não comercial e compartilha igual.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).