Considerações sobre “O autor como produtor”
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74937Palavras-chave:
Walter Benjamin, “O autor como produtor”, Exílio, Engajamento, Esquerda política alemãResumo
Nossa contribuição visa à apresentação de considerações sobre o ensaio “Der Autor als Produzent” (“O autor como produtor”), escrito por Walter Benjamin em abril de 1934 como texto para uma conferência proferida pelo escritor diante de um público operário, quando se encontrava exilado na capital francesa. Sem dúvida, “O autor como produtor” é um dos ensaios em língua alemã mais significativos do período de exílio, pois documenta não só o engajamento político de Walter Benjamin em sua luta contra o fascismo alemão, como também a profunda cisão que se estabelecera dentro do âmbito político da esquerda alemã desde o final da Primeira Guerra Mundial, entre o Partido Social-Democrata da Alemanha e o Partido Comunista Alemão. Além disso, Walter Benjamin propõe uma série de categorias para se pensar a relação entre escritor e sociedade: por um lado, aqueles verdadeiramente “produtores” enquanto “escritores progressistas” (fortgeschrittene Schriftsteller), e “escritores operativos” (operierende Schrifsteller), capazes de transformar os meios de produção, e, por outro, aqueles rotulados de “escritores burgueses de esquerda” (linksbürgerliche Schriftsteller), considerados como escritores “rotineiros” (Routiniers), que se solidarizariam com o operariado apenas no plano das idéias, mas não no plano da ação revolucionária. Em seu ensaio, Benjamin não poupa críticas a grandes figuras do cenário literário alemão, como, por exemplo, Kurt Hiller, Erich Kästner, Walter Mehring, Kurt Tucholsky e Alfred Döblin, enquanto elege Bertolt Brecht, o músico e compositor Hanns Eisler e o artista plástico John Heartfield como autênticos representantes da literatura e da arte progressista. Por assim dizer, o texto de Benjamin espelha o quadro multifacetado em que se encontrava a esquerda alemã no exílio e evidencia o posicionamento do próprio escritor enquanto “produtor”, “operativo” e “progressista”.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ângela Mendes de. A República de Weimar e a ascensão do nazismo. São Paulo: Brasiliense, 1999. [tudo é história, v. 58]
KOESTLER, Arthur. Arthur Koestler 1905-1983. Disponível em: http://kirjasto.sci.fi/koestler.htm ; acesso em: 15 Mai. 2003.
BENJAMIN, Walter. Crise do romance. In: Benjamin, Walter. Documentos de cultura, documentos de barbárie: ensaios. org. Willi Bolle, trad. Celeste Ribeiro de Souza et al., São Paulo: Cultrix; Edusp, 1986, p. 126-129.
BENJAMIN, Walter. Der Autor als Produzent. Ansprache im Institut zum Studium des Fascismus in Paris am 27. April 1934. In: Benjamin, Walter. Aufsätze – Essays – Vorträge. Gesammelte Schriften Bd. II.2, org. Rolf Tiedemann & Hermann Schweppenhäuser, Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1991, p. 683-701.
BENJAMIN, Walter. Der Sürrealismus. Die letzte Momentaufnahme der europäischen Intelligenz. In: Benjamin, Walter. Aufsätze – Essays – Vorträge. Gesammelte Schriften Bd. II.1, org. Rolf Tiedemann & Hermann Schweppenhäuser, Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1991, p. 295-311.
BENJAMIN, Walter. Die politische Gruppierung der russischen Schrifststeller. In: Benjamin, Walter. Aufsätze – Essays – Vorträge. Gesammelte Schriften Bd. II.2, org. Rolf Tiedemann & Hermann Schweppenhäuser, Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1991, p. 741-747.
BENJAMIN, Walter. Krisis des Romans. Zu Döblins “Berlin Alexanderplatz”. In: Benjamin, Walter. Kritiken und Rezensionen. Gesammelte Schriften, Bd. III, org. Rolf Tiedemann & Hermann Schweppenhäuser, Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1991, p. 230-236.
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. Conferência pronunciada no Instituto para o Estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934. In: Benjamin, Walter. Magia e técnica, arte e política. 7. ed., trad. de Sérgio Paulo Rouanet, São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 120-136. [Obras Escolhidas, v. 1]
BENJAMIN, Walter. O surrealismo. O último instantâneo da inteligência européia. In: Benjamin, Walter. Magia e técnica, arte e política. 7. ed., trad. de Sérgio Paulo Rouanet, são Paulo: Brasiliense, 1994, p. 21-35. [Obras Escolhidas, v. 1]
BENJAMIN, Walter. Über den Begriff der Geschichte. In: Benjamin, Walter. Abhandlungen. Gesammelte Schriften Bd. I.2, org. Rolf Tiedemann & Hermann Schweppenhäuser, Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1991, p. 691-704.
BIOGRAPHIE Erich Kästner 1899-1974. Disponível em: http://www.hdg.de/lemo/html/biografien/KaestnerErich/index.html; acesso em: 15. Mai 2003.
BIOGRAPHIE Hanns Eisler 1898-1962. Disponível em: http://www.hdg.de/lemo/html/biografien/EislerHanns/index.html; acesso em: 04 Abr. 2003.
BIOGRAPHIE Kurt Hiller 1885-1972. Disponível em: http://www.hiller-gesellschaft.de/biographie.htm#biographie; acesso em: 04 Abr. 2003.
BIOGRAPHIE John Heartfield 1891-1968. Disponível em: http://www.dhm.de/lemo/html/biografien/HeartfieldJohn/index.html; acesso em: 15 Mai. 2003.
BIOGRAPHIE Kurt Tucholsky 1890-1935. Disponível em: http://www.dhm.de/lemo/html/biografien/TucholskyKurt/; acesso em: 07 Jun. 2003.
BOLLE, Willi. Fisiognomia da Metrópole Moderna. Representação da História em Walter Benjamin. 2. ed., São Paulo: Edusp, 2000.
HOBSBAWM, Eric J. (Org.). História do Marxismo. v. 6, 2. ed., trad. Carlos Nelson Coutinho (et al.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. [Coleção Pensamento crítico, v. 58]
HOLZER, Jerzy. Der Kommunismus in Europa. Politische Bewegung und Herrschaftssystem. Frankfurt a.M.: Fischer, 1998.
JENS, Hermann. Mythologisches-Lexikon. Gestalten der griechischen, römischen und nordischen Mythologie. 6. ed., München: Wilhelm Goldmann, 1981.
KLEIN, Claude. Weimar. São Paulo: Perspectiva, 1995. [col. “Khronos”, v. 18] Löwy, Michael. A filosofia da história de Walter Benjamin. Estudos Avançados. v. 16, n. 45, São Paulo, May/Aug. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142002000200013&script=sci_arttext; Acesso em: 25 Mar. 2006.
MILLER, Susanne; Potthoff, Heinrich. Kleine Geschichte der SPD. Darstellung und Dokumentation 1848-1990. Bonn: Verlag J. H. W. Dietz Nachf., 1991.
SCHÄFER, Claudia. Neues Grosses Lexikon in Farbe. München: Buch & Zeit, 1999.
TRETJAKOW, Sergei Michailowitsch. Disponível em: http://de.enc.tfode.com/Sergei_Michailowitsch_Tretjakow ; acesso em 27 Mar. 2003.
TRETJAKOW, Sergei. Disponível em: http://www.humanist.de/kultur/literatur/literatur/tretjakow.html; acesso em: 3 Abr. 2003.
TIEDEMANN, Rolf; Schweppenhäuser, Hermann. Anmerkungen zu Seite 683-701 [Der Autor als Produzent]. In: Benjamin, Walter. Aufsätze – Essays – Vorträge. Gesammelte Schriften Bd. II.3, org. Rolf Tiedemann & Hermann Schweppenhäuser, Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1991, p. 1460-1464.
TUCHOLSKY, Kurt. Der bewachte Kriegsschauplatz. In: TUCHOLSKY, Kurt. Gesammelte Werke. Bd. 9: 1931. Reinbek bei Hamburg: Rowohlt, 1993, p. 253-254.
MEHRING, Walter. Disponível em: http://www.answers.com/topic/walter-mehring; acesso em: 04 Abr. 2003.
WULF, Joseph. Literatur und Dichtung im Dritten Reich. Eine Dokumentation. Frankfurt a.M.; Berlin; Wien: Ullstein, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).