A representação da violência autoritária no cinema brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74655Palavras-chave:
Autoritarismo, Violência, Narração, Democracia, FragmentaçãoResumo
O objetivo desse ensaio é desenvolver o conceito da “violência autoritária” através da análise de alguns textos chaves da disciplina de Ciência Política e de dois filmes: A Cidade de Deus e A Tropa de Elite. Analiso o papel central que a violência tem no Estado moderno através de uma discussão de como a violência é concebida por Max Weber, Sergio Buarque de Hollanda, Guillermo O’Donnell e Paulo Sergio Pinheiro. Depois de formar o conceito da violência autoritária, mostrarei como o conceito aparece nos filmes A Cidade de Deus e Tropa de Elite, e alem disso, ilustrarei como o ato de narrar na primeira pessoa revela como a violência autoritária implica a fragmentação da sociedade brasileira. Descreverei também como o processo da fragmentação não tem de ser completamente lamentável, mas igualmente ser uma forma de democratização, no sentido de que o poder de narrar e representar sua posição na sociedade revela as possibilidades para a política, e então, para a mudança.
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