A representação da violência autoritária no cinema brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74655

Palavras-chave:

Autoritarismo, Violência, Narração, Democracia, Fragmentação

Resumo

O objetivo desse ensaio é desenvolver o conceito da “violência autoritária” através da análise de alguns textos chaves da disciplina de Ciência Política e de dois filmes: A Cidade de Deus e A Tropa de Elite. Analiso o papel central que a violência tem no Estado moderno através de uma discussão de como a violência é concebida por Max Weber, Sergio Buarque de Hollanda, Guillermo O’Donnell e Paulo Sergio Pinheiro. Depois de formar o conceito da violência autoritária, mostrarei como o conceito aparece nos filmes A Cidade de Deus e Tropa de Elite, e alem disso, ilustrarei como o ato de narrar na primeira pessoa revela como a violência autoritária implica a fragmentação da sociedade brasileira. Descreverei também como o processo da fragmentação não tem de ser completamente lamentável, mas igualmente ser uma forma de democratização, no sentido de que o poder de narrar e representar sua posição na sociedade revela as possibilidades para a política, e então, para a mudança.

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Biografia do Autor

Anthony Pahnke, Universidade de Minnesota

Doutorando em Ciências Políticas pela Universidade de Minnesota/Twin Cities/EUA.

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Publicado

2009-12-10

Como Citar

Pahnke, A. (2009). A representação da violência autoritária no cinema brasileiro. Literatura E Autoritarismo, (2), e7. https://doi.org/10.5902/1679849X74655