Manifestações de subversão ao poder em Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, a partir dos estudos de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X66380Palavras-chave:
Poder, Subversão, Sexualidade, Lavoura Arcaica, Michel FoucaultResumo
O objetivo deste artigo é investigar a manifestação de subversão ao poder no romance Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, em um comparativo com os estudos do filósofo Michel Foucault, em História da Sexualidade. Promovendo um diálogo entre a teoria e a literatura, é proposto mostrar a subversão que pode ocorrer no interior dos discursos das personagens, bem como na sexualidade, que se apresenta como mecanismo de subversão ao poder no romance. Ao fim deste, concluímos que a subversão é uma extensão do poder, que, por sua vez, caminha ao lado da sexualidade, mantendo um jogo sutil de recusas e autorizações.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BÍBLIA. Bíblia de estudo de Genebra. Tradução: João Ferreira de Almeida. São Paulo: Cultura Cristã / Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
DRUMONT, Mary Pimentel. Elementos para uma análise do machismo. Perspectivas, São Paulo, 3: 81-85, 1980.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Org. Roberto Machado. 3 ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FOUCAULT, Michel. A História da Sexualidade 1: a vontade do saber. Trad. Maria Teresa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017a.
FOUCAULT, Michel. A História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. Trad. Maria Teresa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017b.
GIRARD, René. A violência e o sagrado. Trad. Martha Conceição Gambini. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1990.
LOTITO, Denise Padilha. Expressividade e Sentido: um estudo estilístico das metáforas de Lavoura Arcaica. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2007.
NASSAR, Raduan. Lavoura arcaica. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-06-10 (2)
- 2022-06-10 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).