O muro como limite: metaforizando o espaço das minorias sociais em Muralhas da infância e Um animal menor

Autores

  • Laísa Veroneze Bisol Professora substituta do Departamento de Comunicação da UFSM – FW.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X27989

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender o modo como as minorias sociais são representadas em duas produções artísticas de narrativas curtas mas de ordem discursiva distinta: a literatura, através do miniconto “Muralhas da Infância”, de Ana Mello, e cinema, a partir do curta-metragem “Um animal menor”, de Pedro Harres e Marcos Contreras. Para discorrer sobre o tema, abarcaremos as ideias acerca da representação, através de autores como Luiz Costa Lima (2006), Erich Auerbach (1971) e Rejane Pivetta de Oliveira (2003), além de comentarmos a respeito das minorias sob a perspectiva da estudiosa Regina Dalcastagnè (2005, 2008). As personagens minoritárias que analisamos são uma criança e uma mulher, respectivamente. Através da leitura crítica das narrativas, concluímos que o “muro”, que aparece como um limite em ambas as narrativas, pode inferir a uma metáfora para os diversos impeditivos sociais dos grupos minoritários.

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Biografia do Autor

Laísa Veroneze Bisol, Professora substituta do Departamento de Comunicação da UFSM – FW.

Doutoranda em Letras – Estudos Literários na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Letras – Literatura Comparada pela Universidade Regional Integrada (URI). Jornalista graduada pela UFSM.

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Publicado

2017-07-13

Como Citar

Bisol, L. V. (2017). O muro como limite: metaforizando o espaço das minorias sociais em Muralhas da infância e Um animal menor. Literatura E Autoritarismo, (20). https://doi.org/10.5902/1679849X27989