Uma possível definição do romance de formação como categoria autobiográfica

Autores

  • Luiz Henrique Ernesto Coelho

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X21510

Resumo

No texto “Bekenntnisse einer schönen Seele”, inscrito no romance Wilhelm Meisters Lehrjahre, Goethe descreve a formação de uma personagem feminina, baseando-se nos escritos de Susanna von Klettenberg, prima e amiga de sua mãe. A presente investigação busca problematizar as categorias definidoras da autobiografia, biografia e ficção apresentadas pelos autores Philippe Lejeune, Leonor Arfuch, Tununa Mercado, entre outros, a partir de suas possíveis abrangências para o gênero do romance. Para tanto, o texto supracitado será analisado como modelo, o qual se encontra em um topos limítrofe entre ficção, biografia e autobiografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Ernesto Coelho

Mestrando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Póslit), da Faculdade de Letras da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais; desenvolve pesquisa no âmbito da Literatura Alemã.

Downloads

Publicado

2016-03-20

Como Citar

Coelho, L. H. E. (2016). Uma possível definição do romance de formação como categoria autobiográfica. Literatura E Autoritarismo, (16). https://doi.org/10.5902/1679849X21510