Esposas indômitas: a postura feminina em contraponto nos romances Dom Casmurro, de Machado de Assis, e O perdão, de Andradina de Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X18525Resumo
A partir do estudo comparativo de O perdão, de Andradina de Oliveira, e Dom Casmurro, de Machado de Assis, este trabalho pretende traçar um perfil mais conciso dos discursos literários de fins do século XIX e início do XX, buscando compreender as diferenças e semelhanças das visões entre a autoria feminina e masculina, na representação de questões históricas dentro do discurso literário, em especial sobre a questão do próprio gênero feminino e sua atuação na seara da esfera social. Nesse sentido, os impasses da traição e do adultério fizeram-se mais atrativos para se pensar a questão, já que tais atos representam uma fissura no “seio” de um sistema ideológico marcado pela heteronormatividade, simbolizado particularmente pela família burguesa. O aporte teórico vincula-se, principalmente, pelos estudos sobre o cânone literário e nas diferentes formas de representação da literatura de autoria feminina, segundo Rita Terezinha Schmidt e Anselmo Peres Alós. A metodologia deste estudo se constitui basicamente com pesquisa bibliográfica, fazendo um levantamento da fortuna crítica dos dois romances além de uma análise contrastiva das obras sob um viés de cunho comparatista, com ferramentas conceituais advindas da teoria feminista. Os pontos que podem ser ressaltados previamente no entrecruzamento das duas obras são as representações distintas dos personagens femininos no processo de identificação com a ideologia dominante e o reconhecimento desigual de seus autores nas instituições literárias.Downloads
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