Música e subjetividade em Schopenhauer

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378689200

Parole chiave:

Música, Vontade, Sentimentos musicais, Persona

Abstract

O propósito geral do presente artigo consiste em caracterizar os pontos teórico-especulativos de sustentação da metafísica schopenhaueriana da música, para, aí então, a partir de um questionamento acerca da relação entre emotividade e expressão musical, indicar os possíveis sentidos que a individualidade subjetiva pode vir a adquirir em tal contexto.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Fernando Ribeiro de Moraes Barros, Universidade de Brasília

Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

Riferimenti bibliografici

BYRON, George Gordon. Letters and Journals of Lord Byron. 1. vol. Nova York: J & J Harper, 1830.

BUDD, Malcolm. Music’s arousal of emotions. In: GRACYK, Theodore; KANIA, Andrew (ed.). The Routledge companion to philosophy and music. Nova York: Routledge, 2011.

HANSLICK, Eduard. Do belo musical. Tradução: Nicolino Simone Neto. Campinas: Unicamp, 1989.

MAHNKOPF, Claus-Steffen. Die Sprachmächtigkeit der Musik. Eine Skizze des Problems. In: FUHRMANN, Wolfgang; MAHNKOPF, Claus-Steffen (ed.) Perspektiven der Musikphilosophie. Berlim: Suhrkamp, 2021. p. 153-175.

PLATO. The Republic. Tradução: Tom Griffith. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

REICHER-MAREK, Maria Elizabeth. Einführung in die philosophische Ästhetik. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 2005.

RUFFING, Margit. O sujeito do conhecimento – o objeto da ação: a “passagem”, identidade e diferença na filosofia de Arthur Schopenhauer. Cadernos de filosofia alemã, São Paulo, n. 13, p. 11-28, jan./jun., 2009.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Tomo I. Tradução: Jair Barboza. São Paulo: Unesp, 2005.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a quadrúplice raiz do princípio de razão suficiente. Tradução: Oswaldo Giacoia Jr. e Gabriel Valladão Silva. Campinas: Unicamp, 2020.

SCHOPENHAUER, Arthur. Die Welt als Wille und Vorstellung II. Edição de Wolfgang Frhr. Löhneysen. Stuttgart/Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986.

STOLZENBERG, Jürgen. Zur Idee des musikalischen Subjekts. In: FUHRMANN, Wolfgang; MAHNKOPF, Claus-Steffen (ed.). Perspektiven der Musikphilosophie. Berlim: Suhrkamp, 2021. p. 311-333.

WALTON, Kendall L. Fearing Fictions. In: LAMARQUE, Peter; OLSEN, Stein H. (ed.). Aesthetics and the Philosophy of Art: The Analytic Tradition. Malden/Oxford: Blackwell Publishing, 2004. p. 307-319.

ZÖLLER, Günter. A música como vontade e representação. Cadernos de filosofia alemã, São Paulo, n. 16, p. 55-80, jul./dez. 2011

Pubblicato

2024-12-18

Come citare

Barros, F. R. de M. (2024). Música e subjetividade em Schopenhauer. Voluntas: International Journal of Philosophy, 15(1), e89200. https://doi.org/10.5902/2179378689200

Fascicolo

Sezione

Studi Schopenhaueriani