Fernando Pessoa leitor de Schopenhauer e o problema do livre-arbítrio

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2179378644325

Mots-clés :

Fernando Pessoa, Schopenhauer, Livre-arbítrio, Pré-heterônimos.

Résumé

O presente artigo visa elucidar as relações entre Fernando Pessoa, Schopenhauer e a questão do livre arbítrio, tendo por base a leitura que o autor português fez da obra schopenhaueriana. Com efeito, ao longo dos escritos de Pessoa encontramos múltiplos testemunhos da leitura que o poeta e pensador português fez do pensamento schopenhaueriano. Um importante indício para o estudo da reapropriação pessoana do pensamento de Schopenhauer constata-se, desde logo, na Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, onde encontramos uma tradução francesa do texto Über die Freiheit des menschlichen Willens [Sobre a liberdade da vontade] de Schopenhauer. A leitura deste livro viria a ocasionar a produção de uma multiplicidade de escritos filosóficos que Fernando Pessoa atribui a duas das suas personalidades literárias fictícias inglesas do universo pré-heteronímico: Charles Robert Anon e Alexander Search. Assim, tendo por base todos estes indícios, pretendemos mostrar o impacto da leitura de Schopenhauer no universo literário pessoano.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Nuno Filipe Gonçalves Nunes Ribeiro, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, PT

Pós-doutorando do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, PT. Bolsa financiada pela FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BPD/121514/2016), ao abrigo do programa do FSE.

Cláudia Franco Souza, Universidade de Lisboa, Lisboa, PT

Investigadora associada do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, PT

Références

PESSOA, F. Correspondência (1923-1935). Edição de Manuela Parreira da Silva. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999.

PESSOA, F. Escritos Autobiográficos, Automáticos e de Reflexão Pessoal. Edição de Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.

PESSOA, F. Philosophical Essays: a critical edition. Edition, notes and introduction by Nuno Ribeiro. Afterword by Paulo Borges. New York: Contra Mundum Press, 2012.

RIBEIRO, N., SOUZA, C. (eds.). Fernando Pessoa, Schopenhauer & Nietzsche. Lisboa: Apenas Livros, 2017.

SCHOPENHAUER, A. Essai sur le libre arbitre. Traduit en français pour la première fois et annoté par Salomon Reinach. Paris : Félix Alcan, 1903. [CFP, 1-135]

Publiée

2020-08-28

Comment citer

Ribeiro, N. F. G. N., & Souza, C. F. (2020). Fernando Pessoa leitor de Schopenhauer e o problema do livre-arbítrio. Voluntas: International Journal of Philosophy, 11(2), 529–539. https://doi.org/10.5902/2179378644325