Sobre a metafísica da música: Schopenhauer, Wagner e Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378688792Palabras clave:
Estética, Metafísica da arte, Metafísica da músicaResumen
No terceiro livro de o Mundo como vontade e representação, Schopenhauer desenvolve considerações sobre estética, apresenta os conceitos de belo e sublime, descreve as artes plásticas e poéticas, até chegar na música e na caracterização desta enquanto distinta de todas outras artes. A leitura deste livro teria impressionado o jovem Nietzsche, especialmente a concepção de música como obra de arte fundamental, sendo esta inspiração comum na estética schopenhaueriana um dos temas de sua interlocução com Wagner. O objetivo deste artigo é acompanhar esse livro para seguir a formulação da metafísica da música de Schopenhauer e apresentar brevemente um pouco da recepção desta metafísica no escrito de Wagner sobre Beethoven e na obra inicial de Nietzsche.
Descargas
Citas
BRANCO, Maria João Mayer. Nietzsche contra Schopenhauer? A reavaliação nietzschiana do valor metafísico da música. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S.l], v. 4, n. 1, p. 6-18, 2016.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo. In: NIETZSCHE, Friedrich. Obras Escolhidas Vol. 7. Lisboa: Relógio d’água, 2000. p. 109-242
NIETZSCHE, Friedrich. A Visão Dionisíaca do Mundo – e outros textos de juventude. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da Tragédia. São Paulo: Companhia de Bolso, 2020a.
NIETZSCHE, Friedrich. Introdução ao Estudo dos Diálogos de Platão. São Paulo: Martins Fontes, 2020b.
NIETZSCHE, Friedrich. Schopenhauer como Educador – Considerações Extemporâneas III. São Paulo: Martins Fontes, 2020c.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como Vontade e como Representação - Primeiro Tomo. São Paulo: Unesp, 2013.
SCHOPENHAUER, Arthur. A propósito da metafísica da música. In: SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como Vontade e como Representação - Segundo Tomo. São Paulo: Unesp, 2015. p. 537-549.
WAGNER, Richard. Beethoven. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
PAULA, Wander Andrade. Nietzsche, Apolo e Sócrates: sobre a noção de principium individuationis. Hypnos, Revista do Centro de Estudos da Antiguidade, [S.l], v. 25, n. 15, p. 224-238, 2010.
ZÖLLER, Günter. A Música como Vontade e Representação. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, [S.l], n. 16, p. 55-80,
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Gabriel de Freitas Gimenes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La sumisión de los originales para este periódico implica la transferencia, por parte de autores, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, está permitido el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales, científicas, no comerciales, desde que referenciada la fuente (por favor, vea la licencia Creative Commons en el pie de página de este periódico).