Ciência e sociedade: uma abordagem socioconstrutivista
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378684563Palabras clave:
Ciência, Sociedade, SocioconstrutivismoResumen
De acordo com a concepção socioconstrutivista, uma compreensão da ciência deve levar em conta não apenas a própria ciência, mas também uma compreensão da sociedade. Contemporaneamente, isto se torna mais claro quando se leva em conta exemplos reais, tal como o problema da tragédia (futura ou já em andamento) do aquecimento global. O objetivo deste artigo é mostrar que situações como a do aquecimento global não são compreendidas apenas a partir da ciência ou da sociedade isoladamente, senão que por meio da relação entre ambas.
Descargas
Citas
AENGENHEYSTER, M.; FENG, Q.Y.; PLOEG F. van der; DIJKSTRA, H.A. The point of no return for climate action: effects of climate uncertainty and risk tolerance. Earth System Dynamics, 9, 2018, pp. 1085-1095.
LATOUR, B. A esperança de Pandora. Tradução: Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Tradução: de Ivone C. Benedettí. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Tradução: Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 2013.
MARQUES, L. O Antropoceno como aceleração do aquecimento global. Liinc em Revista, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5968, 2022.
ZALUAGA, C. F. et al. The climate change perspective of photovoltaic power potential in Brazil. Renewable Energy, v. 193, pp. 1019-1031, 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 MARCOS RODRIGUES DA SILVA, Sardi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La sumisión de los originales para este periódico implica la transferencia, por parte de autores, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos autorales para los artículos publicados son del autor, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como el medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, está permitido el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales, científicas, no comerciales, desde que referenciada la fuente (por favor, vea la licencia Creative Commons en el pie de página de este periódico).