Abstração e empatia: Schopenhauer e a fundamentação da arte abstrata
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378667561Palavras-chave:
Abstração, Empatia, Worringer, VanguardasResumo
Dentre as fundamentações que baseiam a necessidade da abstração, uma das mais interessantes provavelmente é a de Wilhelm Worringer, historiador da arte que, sendo contemporâneo das vanguardas artísticas que se iniciavam nas experimentações abstratas, tradicionalmente vinculadas a culturas primitivas, estabeleceu, em sua obra Abstração e empatia, de 1907, a contraposição entre duas abordagens artísticas: a abstração e a arte mimética, ou realista. Segundo Worringer, a arte abstrata não seria de modo algum inferior à arte figurativa, não seria o resultado de algum tipo de incapacidade de se produzir arte figurativa, e sim o produto de uma intenção inteiramente distinta, um tipo de necessidade espiritual de ordenação da realidade caótica que nos rodeia.
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Referências
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WORRINGER, W. Abstraction and Empathy. Chicago: Elephant Paperbacks, 1997.
Publicado
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- 2022-03-23 (2)
- 2021-12-28 (1)
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