Fernando Pessoa leitor de Schopenhauer e o problema do livre-arbítrio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378644325

Palavras-chave:

Fernando Pessoa, Schopenhauer, Livre-arbítrio, Pré-heterônimos.

Resumo

O presente artigo visa elucidar as relações entre Fernando Pessoa, Schopenhauer e a questão do livre arbítrio, tendo por base a leitura que o autor português fez da obra schopenhaueriana. Com efeito, ao longo dos escritos de Pessoa encontramos múltiplos testemunhos da leitura que o poeta e pensador português fez do pensamento schopenhaueriano. Um importante indício para o estudo da reapropriação pessoana do pensamento de Schopenhauer constata-se, desde logo, na Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, onde encontramos uma tradução francesa do texto Über die Freiheit des menschlichen Willens [Sobre a liberdade da vontade] de Schopenhauer. A leitura deste livro viria a ocasionar a produção de uma multiplicidade de escritos filosóficos que Fernando Pessoa atribui a duas das suas personalidades literárias fictícias inglesas do universo pré-heteronímico: Charles Robert Anon e Alexander Search. Assim, tendo por base todos estes indícios, pretendemos mostrar o impacto da leitura de Schopenhauer no universo literário pessoano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nuno Filipe Gonçalves Nunes Ribeiro, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, PT

Pós-doutorando do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, PT. Bolsa financiada pela FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BPD/121514/2016), ao abrigo do programa do FSE.

Cláudia Franco Souza, Universidade de Lisboa, Lisboa, PT

Investigadora associada do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, PT

Referências

PESSOA, F. Correspondência (1923-1935). Edição de Manuela Parreira da Silva. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999.

PESSOA, F. Escritos Autobiográficos, Automáticos e de Reflexão Pessoal. Edição de Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.

PESSOA, F. Philosophical Essays: a critical edition. Edition, notes and introduction by Nuno Ribeiro. Afterword by Paulo Borges. New York: Contra Mundum Press, 2012.

RIBEIRO, N., SOUZA, C. (eds.). Fernando Pessoa, Schopenhauer & Nietzsche. Lisboa: Apenas Livros, 2017.

SCHOPENHAUER, A. Essai sur le libre arbitre. Traduit en français pour la première fois et annoté par Salomon Reinach. Paris : Félix Alcan, 1903. [CFP, 1-135]

Downloads

Publicado

2020-08-28

Como Citar

Ribeiro, N. F. G. N., & Souza, C. F. (2020). Fernando Pessoa leitor de Schopenhauer e o problema do livre-arbítrio. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 11(2), 529–539. https://doi.org/10.5902/2179378644325