EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: NARRATIVAS QUE NOS FORMAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175864254

Palavras-chave:

Narrativas, Experiências, Docência em física, Ensino Superior

Resumo

Procuramos com a construção deste texto ilustrar os traços que interligam o exercício docente em universidades, as experiências narradas a partir destas práticas, a construção de saberes da experiência que remetem à docência no ensino superior e a universidade como espaço-tempo de formação. Buscamos também a ampliação do olhar para a formação e prática docente no ensino superior, de modo que a docência nas universidades se constitua em um diálogo entre sujeitos em diferentes momentos de formação. Como modo de construção para esse olhar imbricado entre sujeito e prática docente utilizamos e defendemos que a narrativa é o ponto inicial, pois como propõe Walter Benjamin, todos nós temos a capacidade de intercambiar experiências e nesse contexto, experiências que nos formam e que são transformadas em saberes a partir das narrativas. As entrevistas narrativas realizadas com docentes que atuam no instituto de física de uma universidade federal localizada no estado do Rio de Janeiro, foram organizadas e compreendidas em formas mônadas como utilizadas por Walter Benjamin. As mônadas dispostas em dois grupos encaminharam à construção de um olhar reflexivo para a passagem entre os modos iniciais e posteriores do exercício da prática pedagógica revelando dinâmicas importantes dos processos de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão; edição e tradução João Barrento. 2. ed. 1 reimp. Belo Horizonte, Autêntica, 2016.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura; tradução Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8. ed. revista. São Paulo, Brasiliense, 2012.

BOLÍVAR, Antonio. A expressividade epistêmico-metodológica da pesquisa (Auto)biográfica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (Org.). Pesquisa (auto)biográfica, fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014, p. 113-127.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro, EDUERRJ, 2012.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação, v. 34, n. 2, p. 157-164, 2011.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores/as: um olhar dirigido à literatura educacional. In: SOUZA. Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana. C. Venancio (Org.). Histórias de Vida e formação de professores. Rio de Janeiro, Quartet/ Faperj, 2008, cap. 4, p. 65-88.

CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Atopia e acronia: do espaço ao ponto e do tempo ao instante. In: CÔELHO, Ildeu Moreira; FURTADO, Rita Márcia Magalhães (org.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas: Mercado das Letras, 2016, cap. 1, p. 13-28.

FERNANDES, Florestan. Universidade brasileira: reforma ou revolução?. São Paulo: Alfa-Omega, 2. ed. revista e ampliada, 1979.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António, FINGER, Mathias (Orgs). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010, cap. 1, p. 31-57.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Prefácio. In: BENJAMIN, Walter; tradução Sérgio Paulo Rouanet. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. – 8° ed. revista – São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 7-19.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

GUIMARÃES, H. C. & HENRIQUES, E. M. de O. Narrativas de licenciandos em física sobre as disciplinas pedagógicas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 4, n. 11, p. 768-785, 2019.

GUIMARÃES, H. C. Caminhos de construção de sentidos sobre o que é ser professor de ensino médio de física. Niterói, 2018. Dissertação (Dissertação e Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense.

GOTTFRIED WILHELM LEIBNIZ. Princípios da Filosofia ou a Monadologia; tradução Fernando Barreto Gallas, 2007. Disponível em: <http://www.leibnizbrasil.pro.br/leibniz-pdf/monadologia.pdf>. Acesso em março 2017.

HENRIQUES, E. M de O. 2018. Dimensões subjetivas, sociais e formativas do aporte (auto)biográfico em educação: alguns aspectos epistemológicos e metodológico. In: Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, VIII, São Paulo, SP, 2018, Anais... São Paulo, 1-14.

KONDER, Leandro. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. Rio de Janeiro: Campus, 1988.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência; tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1. ed. 4. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, v. 19, n. 2, p. 04-27, 2011.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência; Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo, EPU, 2013.

MASETTO, Marcos Tarciso (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. – Lisboa: EDUCA, 2011.

NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Revista Educação e Pesquisa [online], v, 25, n. 1, p. 11-20, 1999.

NÓVOA, António . (Orgs.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1992.

NÓVOA, António, FINGER, Mathias (Orgs). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C.. O Movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017.

PAULA, M. de F. de.. A formação universitária no brasil: concepções e influências. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 1, p. 71-84, 2009.

Downloads

Publicado

17-08-2022

Como Citar

Henriques, E. M. de O., & Guimarães, H. C. (2022). EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: NARRATIVAS QUE NOS FORMAM. Revista Sociais E Humanas, 34(3). https://doi.org/10.5902/2317175864254

Edição

Seção

Artigos Livres