EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: NARRATIVAS QUE NOS FORMAM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175864254

Palabras clave:

Narrativas, Experiências, Docência em física, Ensino Superior

Resumen

Procuramos com a construção deste texto ilustrar os traços que interligam o exercício docente em universidades, as experiências narradas a partir destas práticas, a construção de saberes da experiência que remetem à docência no ensino superior e a universidade como espaço-tempo de formação. Buscamos também a ampliação do olhar para a formação e prática docente no ensino superior, de modo que a docência nas universidades se constitua em um diálogo entre sujeitos em diferentes momentos de formação. Como modo de construção para esse olhar imbricado entre sujeito e prática docente utilizamos e defendemos que a narrativa é o ponto inicial, pois como propõe Walter Benjamin, todos nós temos a capacidade de intercambiar experiências e nesse contexto, experiências que nos formam e que são transformadas em saberes a partir das narrativas. As entrevistas narrativas realizadas com docentes que atuam no instituto de física de uma universidade federal localizada no estado do Rio de Janeiro, foram organizadas e compreendidas em formas mônadas como utilizadas por Walter Benjamin. As mônadas dispostas em dois grupos encaminharam à construção de um olhar reflexivo para a passagem entre os modos iniciais e posteriores do exercício da prática pedagógica revelando dinâmicas importantes dos processos de formação de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão; edição e tradução João Barrento. 2. ed. 1 reimp. Belo Horizonte, Autêntica, 2016.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura; tradução Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8. ed. revista. São Paulo, Brasiliense, 2012.

BOLÍVAR, Antonio. A expressividade epistêmico-metodológica da pesquisa (Auto)biográfica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (Org.). Pesquisa (auto)biográfica, fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014, p. 113-127.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro, EDUERRJ, 2012.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação, v. 34, n. 2, p. 157-164, 2011.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores/as: um olhar dirigido à literatura educacional. In: SOUZA. Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana. C. Venancio (Org.). Histórias de Vida e formação de professores. Rio de Janeiro, Quartet/ Faperj, 2008, cap. 4, p. 65-88.

CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Atopia e acronia: do espaço ao ponto e do tempo ao instante. In: CÔELHO, Ildeu Moreira; FURTADO, Rita Márcia Magalhães (org.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas: Mercado das Letras, 2016, cap. 1, p. 13-28.

FERNANDES, Florestan. Universidade brasileira: reforma ou revolução?. São Paulo: Alfa-Omega, 2. ed. revista e ampliada, 1979.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António, FINGER, Mathias (Orgs). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010, cap. 1, p. 31-57.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Prefácio. In: BENJAMIN, Walter; tradução Sérgio Paulo Rouanet. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. – 8° ed. revista – São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 7-19.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

GUIMARÃES, H. C. & HENRIQUES, E. M. de O. Narrativas de licenciandos em física sobre as disciplinas pedagógicas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 4, n. 11, p. 768-785, 2019.

GUIMARÃES, H. C. Caminhos de construção de sentidos sobre o que é ser professor de ensino médio de física. Niterói, 2018. Dissertação (Dissertação e Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense.

GOTTFRIED WILHELM LEIBNIZ. Princípios da Filosofia ou a Monadologia; tradução Fernando Barreto Gallas, 2007. Disponível em: <http://www.leibnizbrasil.pro.br/leibniz-pdf/monadologia.pdf>. Acesso em março 2017.

HENRIQUES, E. M de O. 2018. Dimensões subjetivas, sociais e formativas do aporte (auto)biográfico em educação: alguns aspectos epistemológicos e metodológico. In: Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, VIII, São Paulo, SP, 2018, Anais... São Paulo, 1-14.

KONDER, Leandro. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. Rio de Janeiro: Campus, 1988.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência; tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1. ed. 4. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, v. 19, n. 2, p. 04-27, 2011.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência; Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo, EPU, 2013.

MASETTO, Marcos Tarciso (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. – Lisboa: EDUCA, 2011.

NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Revista Educação e Pesquisa [online], v, 25, n. 1, p. 11-20, 1999.

NÓVOA, António . (Orgs.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1992.

NÓVOA, António, FINGER, Mathias (Orgs). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C.. O Movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017.

PAULA, M. de F. de.. A formação universitária no brasil: concepções e influências. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 1, p. 71-84, 2009.

Publicado

2022-08-17

Cómo citar

Henriques, E. M. de O., & Guimarães, H. C. (2022). EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: NARRATIVAS QUE NOS FORMAM. Revista Sociais E Humanas, 34(3). https://doi.org/10.5902/2317175864254

Número

Sección

Artigos Livres