ADAPTAÇÃO A MERCADOS EXTERNOS: APLICAÇÃO DO MODELO DE MILES E SNOW (1978) A EMPRESAS BRASILEIRAS DE CONSTRUÇÃO PESADA
Palabras clave:
Negócios internacionais, Estratégia, Ciclo adaptativo.Resumen
A agilidade dos processos de comunicação, o acesso a informações relativas a mercados internacionais e os incentivos governamentais, dentre outros fatores, auxiliaram muitas empresas na ampliação de seus negócios para além das fronteiras domésticas. A atuação internacional é marcada por complexas decisões estratégicas, que objetivam adaptar a empresa ao mercado de atuação. Neste estudo, foi realizada pesquisa conclusiva descritiva sob orientação qualitativa em um estudo de casos múltiplos. Foram pesquisadas três empresas brasileiras, de grande porte, que internacionalizaram suas operações e que atuam no setor de construção pesada. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para análise dos dados. A análise dos casos trouxe indícios de que, na atuação internacional, a gestão do ciclo adaptativo observou a busca de consistência na solução dos três problemas (MILES e SNOW, 1978). Assim, verificou-se a aderência entre estratégia, modelo de negócios adotado, escolha de tecnologia, capacidade organizacional e práticas relativas a recursos humanos. Os resultados obtidos por cada empresa são dados pelo ajuste entre as decisões para os três problemas do ciclo adaptativo.Descargas
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Cómo citar
Scherer, F. L., & Lara, J. E. (2009). ADAPTAÇÃO A MERCADOS EXTERNOS: APLICAÇÃO DO MODELO DE MILES E SNOW (1978) A EMPRESAS BRASILEIRAS DE CONSTRUÇÃO PESADA. Revista Sociais E Humanas, 21(1), 113–128. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/777
Número
Sección
Artigos Livres