FATORES RELEVANTES NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA DOS CLIENTES DAS LOJAS DE ELETROELETRÔNICOS

Autores/as

  • Felipe Tavares Milach
  • Felipe Baldissera Gabriel
  • Eduardo Carlesso Pagliarin
  • Germano Schneider
  • Breno Augusto Diniz Pereira

Palabras clave:

Comportamento do consumidor, Processo de decisão de compra, Fatores determinantes para o consumo.

Resumen

A presente pesquisa abordou o tema do comportamento do consumidor e teve como objetivo identificar quais são os fatores relevantes no processo de tomada de decisão de compra dos clientes de seis lojas de eletroeletrônicos, localizadas na cidade de Santa Maria-RS. De forma secundária, pretendeu-se verificar se havia diferença entre as respostas dos consumidores com diferentes níveis de escolaridade e pertencentes às diversas classes econômicas. Considerou-se uma amostra de 400 pessoas e utilizaram-se entrevistas estruturadas como instrumento de coleta de dados. Ao final, pode-se concluir que os fatores preço e atendimento são bastante valorizados pelos clientes. O estudo ainda permitiu que se percebessem diversas peculiaridades de consumo existentes de acordo com o nível de escolaridade, renda e sexo dos respondentes. Diante do exposto ficou claro que conhecer os seus consumidores é um passo decisivo para as empresas adequarem suas estratégias de marketing de maneira mais eficiente, elevando, assim, a sua competitividade no mercado.

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Biografía del autor/a

Felipe Tavares Milach

Acadêmico dos cursos de Administração e Ciências Contábeis - UFSM

Felipe Baldissera Gabriel

 Acadêmico do curso de Administração - UFSM

Eduardo Carlesso Pagliarin

Acadêmico do curso de Administração - UFSM

Germano Schneider

Acadêmico dos cursos de Administração e Ciências Contábeis - UFSM

Breno Augusto Diniz Pereira

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração e Professor do Departamento de Ciências Administrativas - UFSM

Cómo citar

Milach, F. T., Gabriel, F. B., Pagliarin, E. C., Schneider, G., & Pereira, B. A. D. (2009). FATORES RELEVANTES NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA DOS CLIENTES DAS LOJAS DE ELETROELETRÔNICOS. Revista Sociais E Humanas, 21(1), 99–112. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/776

Número

Sección

Artigos Livres