FATORES DETERMINANTES PARA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS E AÇÕES DE MARKETING A SEREM ENVOLVIDAS NESTE PROCESSO.
Palavras-chave:
Fatores de prescrição, Indústria farmacêutica, Medicamento.Resumo
A intensa concorrência na indústria farmacêutica, que em grande parte é devida à existênciados medicamentos de referência, dos genéricos e dos similares, faz com que cada vez mais os
laboratórios busquem conhecer e entender o que leva a classe médica a prescrever um
medicamento. Assim, surgiu a necessidade de realizar um estudo para identificar quais são os
fatores determinantes na prescrição de um medicamento na cidade de Santa Maria, a fim de
que os laboratórios possam encontrar diferenciais competitivos frente à classe médica. Para
tal, foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa, do tipo survey, com a coleta de dados
realizada através da aplicação de um questionário aos médicos desta cidade. A partir dos
resultados obtidos, foi possível a identificação dos três determinantes de prescrição, que são,
respectivamente, os estudos relacionados ao medicamento que comprovem a sua eficácia,
qualidade e segurança, o preço do medicamento e a procedência e credibilidade do
laboratório. Acredita-se que de posse dessas informações, os laboratórios possam adaptar suas
estratégias de marketing aos fatores considerados determinantes pelos médicos, realizando
estudos científicos sobre os medicamentos e buscando alternativas de promover seus
produtos.
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Publicado
25-11-2009
Como Citar
Arruda, G. S. de, Ferreira, R. M., Weiblen, B., & Pereira, B. A. D. (2009). FATORES DETERMINANTES PARA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS E AÇÕES DE MARKETING A SEREM ENVOLVIDAS NESTE PROCESSO. Revista Sociais E Humanas, 22(1), 33–46. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/727
Edição
Seção
Artigos Livres