FATORES DETERMINANTES PARA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS E AÇÕES DE MARKETING A SEREM ENVOLVIDAS NESTE PROCESSO.

Autores

  • Giovana Silva de Arruda
  • Rafael Munareto Ferreira
  • Bruno Weiblen
  • Breno Augusto Diniz Pereira

Palavras-chave:

Fatores de prescrição, Indústria farmacêutica, Medicamento.

Resumo

A intensa concorrência na indústria farmacêutica, que em grande parte é devida à existência
dos medicamentos de referência, dos genéricos e dos similares, faz com que cada vez mais os
laboratórios busquem conhecer e entender o que leva a classe médica a prescrever um
medicamento. Assim, surgiu a necessidade de realizar um estudo para identificar quais são os
fatores determinantes na prescrição de um medicamento na cidade de Santa Maria, a fim de
que os laboratórios possam encontrar diferenciais competitivos frente à classe médica. Para
tal, foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa, do tipo survey, com a coleta de dados
realizada através da aplicação de um questionário aos médicos desta cidade. A partir dos
resultados obtidos, foi possível a identificação dos três determinantes de prescrição, que são,
respectivamente, os estudos relacionados ao medicamento que comprovem a sua eficácia,
qualidade e segurança, o preço do medicamento e a procedência e credibilidade do
laboratório. Acredita-se que de posse dessas informações, os laboratórios possam adaptar suas
estratégias de marketing aos fatores considerados determinantes pelos médicos, realizando
estudos científicos sobre os medicamentos e buscando alternativas de promover seus
produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Silva de Arruda

Bacharel em Ciências Contábeis e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em administração da UFSM. Email:
giovana.arruda@yahoo.com.br - Rua Dr. José Mariano da Rocha, 55. Bairro: Nossa Senhora de Lourdes.
Santa Maria-RS. CEP: 97060-180

Rafael Munareto Ferreira

Formado em Administração pela UFSM. E-mail: rafaelmunareto@terra.com.br - Rua das Amoreiras, 210.
Bairro: Prado. Santa Maria-RS. CEP: 97035-060.

Bruno Weiblen

Mestre em Administração pela UFSM. E-mail: bruno@gsionline.com.br - Avenida Roraima, Prédio 03, Sala
20. Incubadora Tecnológica. Bairro: Camobi. Santa Maria-RS. CEP: 97100-000.

Breno Augusto Diniz Pereira

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor Adjunto do depto. de
Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM. E-mail:
professorbreno@terra.com.br - Rua Floriano Peixoto, 1184. Bairro: Centro. Santa Maria-RS. CEP: 97015-372.

Downloads

Publicado

25-11-2009

Como Citar

Arruda, G. S. de, Ferreira, R. M., Weiblen, B., & Pereira, B. A. D. (2009). FATORES DETERMINANTES PARA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS E AÇÕES DE MARKETING A SEREM ENVOLVIDAS NESTE PROCESSO. Revista Sociais E Humanas, 22(1), 33–46. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/727

Edição

Seção

Artigos Livres