GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Fabiane Freire França Universidade Estadual de Maringá
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Educação, Gênero, Sexualidade

Resumen

Este artigo tem como objetivo evidenciar crenças e valores de um grupo de docentes do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade na escola. Em vista disso, problematizamos: Quais as representações de professores e professoras sobre gênero e sexualidade? Como os conflitos relacionados aos conceitos de gênero e sexualidade se manifestam nas relações escolares? A análise dos dados corrobora que as crenças e valores dos/as professores e professoras favorecem a produção e reprodução da identidade de gênero e sexualidade no cotidiano escolar condizente com o modelo hegemônico estabelecido socialmente. Consideramos a necessidade de trabalhos com esta temática na escola convidando os/as docentes a problematizarem e repensarem suas práticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestre em Educação pela mesma instituição (2009) com pesquisa voltada à formação de professores e o conceito de gênero. Atualmente doutorando do Porgrama de Pós Graduação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM) e professora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) e do Porgrama de Pós Graduação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).

Publicado

2012-02-12

Cómo citar

França, F. F., & Calsa, G. C. (2012). GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Sociais E Humanas, 24(2), 111–120. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2828

Número

Sección

Artigos Livres