GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Authors

  • Fabiane Freire França Universidade Estadual de Maringá
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá

Keywords:

Educação, Gênero, Sexualidade

Abstract

Este artigo tem como objetivo evidenciar crenças e valores de um grupo de docentes do ensino fundamental sobre gênero e sexualidade na escola. Em vista disso, problematizamos: Quais as representações de professores e professoras sobre gênero e sexualidade? Como os conflitos relacionados aos conceitos de gênero e sexualidade se manifestam nas relações escolares? A análise dos dados corrobora que as crenças e valores dos/as professores e professoras favorecem a produção e reprodução da identidade de gênero e sexualidade no cotidiano escolar condizente com o modelo hegemônico estabelecido socialmente. Consideramos a necessidade de trabalhos com esta temática na escola convidando os/as docentes a problematizarem e repensarem suas práticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestre em Educação pela mesma instituição (2009) com pesquisa voltada à formação de professores e o conceito de gênero. Atualmente doutorando do Porgrama de Pós Graduação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM) e professora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) e do Porgrama de Pós Graduação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM).

Published

2012-02-12

How to Cite

França, F. F., & Calsa, G. C. (2012). GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Sociais E Humanas, 24(2), 111–120. Retrieved from https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2828

Issue

Section

Artigos Livres