O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRIS

Filipe Antonio Ferreira da Silva

Resumo


A presente pesquisa, do tipo Estado da Arte realiza uma investigação das produções sobre as pesquisas que trazem em sua temática o enfrentamento da LGBTfobia apresentados nos Grupos de Trabalhos (GT) da ANPED, sendo os GTs (03) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos e (06) Educação Popular nos anos de 2004 até 2015 (doze anos). Nossa problematização pretende investigar quais as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no campo dos movimentos sociais e na educação popular para o enfrentamento da LGBTfobia? Para realizamos essa coleta, elencamos como objetivo geral estudar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no campo dos movimentos sociais e na educação popular para o enfrentamento da LGBTfobia e como objetivos específicos procuramos sistematizar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no GT 03 Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos da ANPED nos anos de 2004 a 2015 no enfrentamento da LGBTfobia e sistematizar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no GT 06 Educação Popular da ANPED nos anos de 2004 a 2015 no enfrentamento da LGBTfobia. Embasaram teoricamente essa investigação pesquisadores das temáticas de Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual, juntamente com as perspectivas pós-estruturalistas e de Estudos Culturais. Nossa análise de se deu pelo Método do Caso Alargado (SANTOS, 1983). Dentre os 303 trabalhos apresentados nos GTs (03) e (06) da ANPED, em doze anos, apenas cinco trabalhos foram escolhidos em virtude de discutir a emergência do enfrentamento da LGBTfobia no âmbito da escola e da sociedade.


Palavras-chave


LGBTfobia; Movimentos Sociais; Educação Popular

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2317175829074



 

Revista Sociais e Humanas (ISSN online 2317-1758)

Universidade Federal de Santa Maria | Centro de Ciências Sociais e Humanas

Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

E-mail: revistaccsh@gmail.com | Telefone: (55) 32208522


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.