O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175829074

Palabras clave:

LGBTfobia, Movimentos Sociais, Educação Popular

Resumen

A presente pesquisa, do tipo Estado da Arte realiza uma investigação das produções sobre as pesquisas que trazem em sua temática o enfrentamento da LGBTfobia apresentados nos Grupos de Trabalhos (GT) da ANPED, sendo os GTs (03) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos e (06) Educação Popular nos anos de 2004 até 2015 (doze anos). Nossa problematização pretende investigar quais as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no campo dos movimentos sociais e na educação popular para o enfrentamento da LGBTfobia? Para realizamos essa coleta, elencamos como objetivo geral estudar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no campo dos movimentos sociais e na educação popular para o enfrentamento da LGBTfobia e como objetivos específicos procuramos sistematizar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no GT 03 Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos da ANPED nos anos de 2004 a 2015 no enfrentamento da LGBTfobia e sistematizar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no GT 06 Educação Popular da ANPED nos anos de 2004 a 2015 no enfrentamento da LGBTfobia. Embasaram teoricamente essa investigação pesquisadores das temáticas de Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual, juntamente com as perspectivas pós-estruturalistas e de Estudos Culturais. Nossa análise de se deu pelo Método do Caso Alargado (SANTOS, 1983). Dentre os 303 trabalhos apresentados nos GTs (03) e (06) da ANPED, em doze anos, apenas cinco trabalhos foram escolhidos em virtude de discutir a emergência do enfrentamento da LGBTfobia no âmbito da escola e da sociedade.

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Biografía del autor/a

Filipe Antonio Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste UFPE/CAA

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/PPGEDUC/CAA). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA (2016). Trabalhou como Assessor de Políticas LGBT na Secretaria Especial da Mulher e de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Caruaru - SMDH│PMC (11/2014 até 03/2017). Foi Bolsista de iniciação Científica pela UFPE-PROPESQ (2015 e 2016). É membro dos grupos de pesquisa "Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina" e "Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades" certificado pelo CNPq. É Ativista do Coletivo LGBT Lutas e Cores (Caruaru/PE).Tem interesse nas seguintes temáticas: Educação, Teorias de Gênero e Sexualidade, Diversidade Sexual, Movimento Sociais, Movimento LGBT, Teoria Queer, Multiculturalismo e Interculturalidade, Quadro Teórico desenvolvido por Boaventura de Sousa Santos - Sociologia das Ausências e Sociologias das Emergências e Epistemologias Feministas da América Latina

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

Silva, F. A. F. da. (2017). O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRIS. Revista Sociais E Humanas, 30(3). https://doi.org/10.5902/2317175829074