O CONCEITO DE DEMOCRACIA ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

  • Carlos A. K. Hoffmann UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175815243

Palabras clave:

democracia, política, universitários, Porto Alegre, Camaquã

Resumen

O objetivo deste artigo é avaliar o significado de democracia e seus valores entre estudantes universitários. A importância desse tema se dá em função da centralidade da política em nossa sociedade e de seu papel como fio garantidor da liberdade individual. A partir de uma coleta de dados através de questionários fechados com estudantes de Porto Alegre e Camaquã, no Rio Grande do Sul, foi analisada como os calouros do curso de Ciências Sociais da UFRGS e de Administração da FUNDASUL entendem o conceito, valores e princípios atinentes a democracia. Ao final, há uma avaliação crítica do tema, que traz o que os universitários em seus grupos e no geral entendem como valores democráticos e a sua aderência maior ao regime democrático em oposição à ditadura, além de sugestões de novas proposições de pesquisa a partir do tema em foco.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos A. K. Hoffmann, UFSM

Especialista lato sensu em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria, em Política eSociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá e em História e Cultura Afro-brasileira pela UniversidadeCândido Mendes. Também Professor, Administrador e Analista de Sistemas.

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

Hoffmann, C. A. K. (2015). O CONCEITO DE DEMOCRACIA ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Sociais E Humanas, 28(1), 56–74. https://doi.org/10.5902/2317175815243

Número

Sección

Artigos Livres