OS ARTISTAS DE RUA DO RIO GRANDE DO SUL: MAPEAMENTO DA ARTE URBANA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Carlos A. K. Hoffmann UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175820897

Palavras-chave:

cultura, mapeamento, artistas de rua, Rio Grande do Sul.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma intervenção investigativa num centro urbano mapeando a arte de rua e seus atores sociais, levantando dados relacionados a questões culturais, sociodemográficas, políticas e econômicas. A importância desse tema se dá em função da presença da arte urbana na cidade e da inexistência de estudos que subsidiem o debate da academia, da sociedade e do poder público no que se refere a mapeamentos ou censos de artistas de rua na capital e no Rio Grande do Sul. A partir de uma revisão de literatura acerca do tema e coleta de dados através da aplicação de questionário e observação direta, foi traçado um perfil dos artistas urbanos do estado. A análise de dados traz um panorama da presença de artistas de rua na área abordada e, ao final, sugere-se novas proposições de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos A. K. Hoffmann, UFSM

Especialista lato sensu em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria, em Política e Sociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá e em História e Cultura Afro-brasileira pela Universidade Cândido Mendes. Também Professor, Administrador e Analista de Sistemas.

Downloads

Publicado

20-12-2016

Como Citar

Hoffmann, C. A. K. (2016). OS ARTISTAS DE RUA DO RIO GRANDE DO SUL: MAPEAMENTO DA ARTE URBANA CONTEMPORÂNEA. Revista Sociais E Humanas, 29(2), 41–57. https://doi.org/10.5902/2317175820897

Edição

Seção

Artigos Livres