OS ARTISTAS DE RUA DO RIO GRANDE DO SUL: MAPEAMENTO DA ARTE URBANA CONTEMPORÂNEA

Autores/as

  • Carlos A. K. Hoffmann UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175820897

Palabras clave:

cultura, mapeamento, artistas de rua, Rio Grande do Sul.

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar uma intervenção investigativa num centro urbano mapeando a arte de rua e seus atores sociais, levantando dados relacionados a questões culturais, sociodemográficas, políticas e econômicas. A importância desse tema se dá em função da presença da arte urbana na cidade e da inexistência de estudos que subsidiem o debate da academia, da sociedade e do poder público no que se refere a mapeamentos ou censos de artistas de rua na capital e no Rio Grande do Sul. A partir de uma revisão de literatura acerca do tema e coleta de dados através da aplicação de questionário e observação direta, foi traçado um perfil dos artistas urbanos do estado. A análise de dados traz um panorama da presença de artistas de rua na área abordada e, ao final, sugere-se novas proposições de pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos A. K. Hoffmann, UFSM

Especialista lato sensu em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria, em Política e Sociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá e em História e Cultura Afro-brasileira pela Universidade Cândido Mendes. Também Professor, Administrador e Analista de Sistemas.

Publicado

2016-12-20

Cómo citar

Hoffmann, C. A. K. (2016). OS ARTISTAS DE RUA DO RIO GRANDE DO SUL: MAPEAMENTO DA ARTE URBANA CONTEMPORÂNEA. Revista Sociais E Humanas, 29(2), 41–57. https://doi.org/10.5902/2317175820897

Número

Sección

Artigos Livres