O CONCEITO DE DEMOCRACIA ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Carlos A. K. Hoffmann UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175815243

Palavras-chave:

democracia, política, universitários, Porto Alegre, Camaquã

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o significado de democracia e seus valores entre estudantes universitários. A importância desse tema se dá em função da centralidade da política em nossa sociedade e de seu papel como fio garantidor da liberdade individual. A partir de uma coleta de dados através de questionários fechados com estudantes de Porto Alegre e Camaquã, no Rio Grande do Sul, foi analisada como os calouros do curso de Ciências Sociais da UFRGS e de Administração da FUNDASUL entendem o conceito, valores e princípios atinentes a democracia. Ao final, há uma avaliação crítica do tema, que traz o que os universitários em seus grupos e no geral entendem como valores democráticos e a sua aderência maior ao regime democrático em oposição à ditadura, além de sugestões de novas proposições de pesquisa a partir do tema em foco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos A. K. Hoffmann, UFSM

Especialista lato sensu em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria, em Política eSociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá e em História e Cultura Afro-brasileira pela UniversidadeCândido Mendes. Também Professor, Administrador e Analista de Sistemas.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

Hoffmann, C. A. K. (2015). O CONCEITO DE DEMOCRACIA ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Sociais E Humanas, 28(1), 56–74. https://doi.org/10.5902/2317175815243

Edição

Seção

Artigos Livres