Etnopedagogia e Educação Ambiental Dialógica na Caatinga: a partir da experiência do movimento Caricultura no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175897281Palavras-chave:
Cultura do Sertão, Etnopedagogia, Movimento cariculturaResumo
O presente artigo analisa as dinâmicas ambientais, com destaque para as relações históricas e sociopolíticas do semiárido nordestino sob a percepção da decolonialidade, da Perspectiva Eco-Relacional e da teia de saberes. O objetivo central é compreender como a Cultura do Sertão e, especificamente, a categoria dos Povos do Sertão atuam como agentes epistemológicos e de resistência frente aos estigmas históricos de escassez na Caatinga. Metodologicamente, a pesquisa ampara-se em uma abordagem etnobiográfica com contributos bibliográficos, articulando conceitos de territorialidade, educação libertadora e saberes tradicionais à análise de iniciativas comunitárias concretas. Os resultados revelam que as práticas de manejo ancestral, a religiosidade popular e a oralidade constituem pilares de afirmação identitária que desafiam a racionalidade moderna hegemônica. Destaca-se a experiência do movimento Caricultura, no Assentamento Barra do Leme, no Ceará, como uma potente manifestação de etnopedagogia que integra arte, agroecologia e memória coletiva. Conclui-se que o reconhecimento desses autores sociais e de seus territórios do saber é indispensável para a construção de alternativas sustentáveis de convivência com o semiárido, consolidando a Caatinga como um espaço pulsante de vida, autonomia e dignidade camponesa.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, U. P. de (org.). Etnobiologia: bases ecológicas e evolutivas. Recife, PE: NUPEEA, 2013.
BRANDÃO, C. R. Identidade e etnia: construção da pessoa e resistência cultural. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CASCUDO, L. da C. Superstições e costumes. São Paulo: Global, 2012.
CUNHA, E. da. Os sertões: campanha de Canudos. São Paulo: Laemmert, 1902.
ESCOBAR, Arturo. Sentipensar con la tierra: nuevas lecturas sobre desarrollo, territorio y diferencia. Medellín: UNAULA, 2014.
FIGUEIREDO, J. B. A. de. Educação ambiental dialógica: as contribuições de Paulo Freire e a cultura sertaneja nordestina. Fortaleza: Edições UFC, 2007.
FIGUEIREDO, J. B. de A. A educação ambiental popular e educação intercultural no contexto da formação docente. In: Anais da 31ª Reunião Anual da Anped. Caxambu-MG, Anped, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 68. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Tradução de Gilberto Velho. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LEAL, I. R.; TABARELLI, M.; SILVA, J. M. C. da (orgs.). Ecologia e conservação da Caatinga. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2003.
NASCIMENTO, E. S. do. Memória coletiva e identidade étnica dos Tremembé de Almofala: os índios da terra da santa de ouro. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
PEREIRA, F. C. O Cajueiro do Saber: educação, luta pela terra e espiritualidade no Campo Experimental do Território da Libertação, Almofala – Itarema – CE. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação Associado em Antropologia UFC/UNILAB, Fortaleza/Redenção, 2019.
PEREIRA, F. C. Caricultura: uma etnopedagogia libertária no Assentamento Barra do Leme - Pentecoste - Ceará. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
PINHEIRO, A. F. C. Assentamentos Barra do Leme e 24 de Abril: poder e sustentabilidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2004.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Tradução de Leneide Duarte Plon. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 107–130.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SANTOS, A. B. dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora; Piseagrama, 2023.
SUISSA, J. Anarchism and education: a philosophical perspective. London: Routledge, 2006.
WALSH, C. Interculturalidade e colonialidade do poder: um diálogo a partir da experiência latino-americana. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 57–88, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Sociais e Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.

