A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL

Autores

  • Débora Rita Kujawa IMED
  • Amilton Rodrigo de Quadros Martins IMED
  • Naiana Dapieve Patias Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175837574

Palavras-chave:

História, Educação, Aprendizagem

Resumo

As discussões acerca da educação e da escola e suas práticas pedagógicas são objetivos de investigações há muitos anos. O processo de escolarização da população brasileira adquiriu diversos contornos e significados ao longo da história, resultando em políticas educacionais diversas. Compreende-se que a realidade atual da educação está com suas raízes históricas ativas. Nesse sentido o presente trabalho teve o intuito de fazer uma breve análise da evolução histórica da educação e da escola, do nascimento da educação formal enquanto prática pedagógica aos dias atuais da educação no Brasil. Para tanto, foram utilizados livros, capítulos de livros e artigos que versavam sobre o tema. Após uma análise crítica dos estudos, a discussão foi dividida nos seguintes tópicos: (a) Um pouco sobre a história da educação e da escola; (b) A escola nos dias atuais: Algo mudou?. Os resultados sugerem que houveram avanços no que diz respeito à educação de maneira geral. No entanto, a escola necessita reinventar-se diante da heterogeneidade de seus alunos e das mudanças sociais atuais. O intuito deste artigo não foi esgotar o tema, mas produzir uma reflexão críticas sobre a educação, escola e práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Débora Rita Kujawa, IMED

Psicóloga, Mestre em Psicologia (IMED)

Amilton Rodrigo de Quadros Martins, IMED

Doutor em Educação (UPF), Docente na IMED

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga, Doutora em Psicologia (UFRGS). Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

09-12-2020

Como Citar

Kujawa, D. R., Martins, A. R. de Q., & Patias, N. D. (2020). A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA NO BRASIL. Revista Sociais E Humanas, 33(3). https://doi.org/10.5902/2317175837574

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