Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escola

Autores

  • Israel Kujawa Pós-Doutor em Psicologia(FPCEUP). Docente dos cursos de graduação e mestrado em Psicologia na Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo-RS.
  • Fernando Santos Custódio Graduado em Psicologia na Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo-RS. Membro do Grupo de Membro do Projeto de Pesquisa e de extensão sobre as intervenções da psicologia na socioeducação.
  • Taimara Foresti Mestranda em Psicologia pelo Instituto Meridional (IMED)
  • Naiana Dapieve Patias Docente dos cursos de graduação e mestrado em Psicologia na Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo-RS.
  • Claudia Helena Paim Furlanetto Coordenadora das Coordenadorias de Direito e Cidadania da Prefeitura de Passo Fundo; Docente na disciplina de Libras com Ênfase em Direitos Humanos na IMED;

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175832332

Palavras-chave:

Escola, Percepção, Socioeducação

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender as percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas, em privação de liberdade, sobre a escola. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório. Participaram do estudo três jovens, do sexo masculino, entre 24 e 27 anos, que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade. Foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada a qual continha questões sobre a escola, as relações que se estabelecem no contexto escolar, bem como as percepções sobre a escola após a privação de liberdade. Após análise de conteúdo, três categorias emergiram dos dados, a saber: (a) Percepção do jovem sobre a escola antes da medida socioeducativa, (b) Como o jovem percebe à escola durante a medida socioeducativa e por fim (c) A escola na socioeducação. Os resultados mostraram que a escola tem alcançado seu objetivo na socioeducação, quando consegue fazer com que o jovem possa refletir e almejar um futuro diferente do passado que lhe trouxe até a internação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Kujawa, Pós-Doutor em Psicologia(FPCEUP). Docente dos cursos de graduação e mestrado em Psicologia na Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo-RS.

Pós-Doutor em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto -(FPCEUP). Possui graduação em Filosofia (UPF-RS, 1992), especialização em Filosofia Contemporânea (PUC-MG, 1995), em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Estrangeira(UPF-RS, 2000), mestrado em Educação (UPF-RS, 2007) e doutorado em Psicologia (UFRGS, 2016). Professor do Curso de Psicologia  desde março de 2007 e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da IMED.

Fernando Santos Custódio, Graduado em Psicologia na Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo-RS. Membro do Grupo de Membro do Projeto de Pesquisa e de extensão sobre as intervenções da psicologia na socioeducação.

Graduado em Psicologia na Faculdade meridional (IMED), Passo Fundo-RS. Membro do Grupo de Membro do Projeto de Pesquisa e de extensão sobre as intervenções da psicologia na socioeducação.

Taimara Foresti, Mestranda em Psicologia pelo Instituto Meridional (IMED)

Mestranda em Psicologia pelo Instituto Meridional (IMED), Pós Graduada em Psicologia Jurídica pelo Instituto Meridional (IMED), Bacharel em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente participa em projetos de pesquisa na área de Organizações Avaliação e Intervenções Psicossociais.

Naiana Dapieve Patias, Docente dos cursos de graduação e mestrado em Psicologia na Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo-RS.

Possui graduação em Psicologia (2009) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Graduação em Formação de Professores para a Educação Profissional (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Criança e Adolescente em situação de risco (2011) (UNIFRA) e em Gestão em Psicologia Escolar (Faculdade Monteiro Lobato - FATO) (2016). Possui Mestrado em Psicologia (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente trabalha como docente da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da IMED (Faculdade Meridional, Passo Fundo, RS). Nesta mesma instituição é membro do Comitê de Ética em Pesquisa e coordenadora/líder do Núcleo de Estudo em Contextos de Desenvolvimento humano: Família e Escola (NEDEFE). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência (NEPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Grupo de Trabalho (GT) Psicologia escolar e educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Possui interesse, principalmente, nos seguintes temas: Psicologia escolar/educacional, desenvolvimento do adolescente, estilos e práticas educativas parentais, gravidez na adolescência e violência intrafamiliar.

Claudia Helena Paim Furlanetto, Coordenadora das Coordenadorias de Direito e Cidadania da Prefeitura de Passo Fundo; Docente na disciplina de Libras com Ênfase em Direitos Humanos na IMED;

 Mestra em Engenharia na área de Infraestrutura e Meio Ambiente, (UPF). Articuladora do ADE Norte Gaúcho; Coordenadora das Coordenadorias de Direito e Cidadania da Prefeitura de Passo Fundo; Docente na disciplina de Libras com Ênfase em Direitos Humanos na IMED; Membro do Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação na IMED.

Referências

Referências

ALARCÃO, I. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.

BAQUERO, R. V. A., SANTOS, E. A. dos, & SANTOS, K. dos. Socioeducar a escola: Desafio à educação de jovens e adultos. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPEDSUL), 2008. Disponível em: http://forumeja.org.br/sc/files/Socioeducar%20a%20escola.pdf

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70, 2009.

BOGDAN, R., & BIKLEN, S. K. Qualitative Research for Education. Boston: Allyn and Bacon, 1982.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Lei Federal nº 8.069, 1990.

BRASIL. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE. Lei Federal nº 12.594, 2012.

BRASIL. Programa de Execução de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade - PEMSEIS, 2014.

COELHO, L., & PISONI1, S. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista e-Ped, 2(1), 144-152, 2012.

COSTA, A. C. G. da. (2006). As bases éticas da ação socioeducativa: referenciais normativos e princípios norteadores. Brasília: SEDH, 2006.

FORESTI, T. Entre Páginas viradas: quem é o adolescente em conflito com a lei? In: BAUMKARTEN S. T. Adolescente em conflito com a lei: em busca de soluções. Curitiba: CRV, 2017, cap. 3, p. 77–103.

FOUCAUL, M. Vigiar e Punir: nascimento das prisões. Tradução de Ligia M. Pondé Vassallo. Petrópolis: Vozes, 1991.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil Planaltos – Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Suely Rolink. Editora 34 Ltda. 1997.

GONZALEZ, A. B. Experiências socioeducativas bem-sucedidas: subsídios para a discussão de políticas públicas nas unidades de internação socioeducativas (UISE). In: ILANUD et al. (Orgs.). Justiça, adolescente e ato infracional. São Paulo: ILANUD, 2006.

KUJAWA, I. Segurança pública e psicologia: bases epistemológicas para um inversão epistemológica da intervenção. Curitiba, CRV editora, 2016.

MARTINS, C. H. dos S., & CARRANO, P. C. R. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 1, p. 43-56, jan./abr, 2011.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde,

(3.ed.). São Paulo: Hucitec, 1996.

PATIAS, N. D., SIQUEIRA, A. C., & DIAS, A. C. G. Práticas educativas e intervenção com pais: a educação como proteção ao desenvolvimento dos filhos. Mudanças – Psicologia da Saúde, v.21, n.1, Jan-Jun 2013, p. 29-40.

PIAGET, J. Para onde vai a educação, (14ª ed.) (I. Braga Trad.). Rio de Janeiro, RJ:

José Olympia, 1998.

RANIERE, E. A invenção das medidas socioeducativas (Tese de Doutorado, Universidade

Federal do Rio Grande do Sul), 2014. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br

RIBEIRO, A. P., & VELTEN, P. A educação na socioeducação. Revista A Barriguda, v.6, n.3, Set-Dez 2016, p. 655-670.Campina Grande, PB.

SANTOS, C. R., AMORIM, T. R.A. & ALBERTO, M. F. P. Adolescência e Ato Infracional: Violência Institucional e Subjetividade em Foco. Ciência e Profissão Jul/Set. v. 37 n°3, 579-594, 2017.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Dados em Big Data, v. 1, n. 1, p. 23-42, 2017.

ZAPPE, J.G.; MOURA, J. F.; DELL'AGLIO, D. D.& SARRIERA, J.C. Expectativas quanto ao futuro de adolescentes em diferentes contextos. Acta Colombiana de Psicología 16 (1): 91-100, 2013.

Downloads

Publicado

12-03-2019

Como Citar

Kujawa, I., Custódio, F. S., Foresti, T., Patias, N. D., & Furlanetto, C. H. P. (2019). Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escola. Revista Sociais E Humanas, 31(3). https://doi.org/10.5902/2317175832332

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)