A INFLUÊNCIA DA INTERNET NOS ADOLESCENTES COM AÇÕES SUICIDAS

Authors

  • Thales Oliveira Abreu UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL- ULBRA
  • Marjane Bernardy Souza Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175825868

Keywords:

adolescentes, ideação suicida, internet.

Abstract

O estudo investiga a relação da internet e o contingente de informações sobre ideações suicidas com os adolescentes. Foi realizada uma revisão sistemática de bibliografias sobre a temática abordada na base de dados Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), fez-se a coleta dos dados e categorização dos estudos, posteriormente uma avaliação dos dados, interpretação e síntese dos mesmos. Foram encontrados dois artigos: “Agressão entre pares no espaço virtual: definições, impactos e desafios do cyberbullying” que aborda a problemática do cyberbullying entre os adolescentes vitimados e as consequências sociais e psicológicas apresentados nesse público; e Análise do conteúdo de sites que abordam o suicídio” analisando sites que abordavam a temática suicídio, sob a investigação de seus conteúdos. Nos dois artigos verificou-se a inferência ao tema suicídio em adolescentes vulneráveis conectados virtualmente bem como a facilidade em acessar esse conteúdo em sites. Concluiu-se que a disseminação da internet tem modificado as formas de se relacionar e se desenvolver, especialmente na adolescência, onde o contato mostra-se necessário e se apresenta em constante transformação. Nesse momento podem surgir sentimentos de desesperança e depressão, agravados pela ideação suicida advinda de aspectos externos ou fisiológicos. Os conteúdos disponíveis on line chegam de maneira rápida e eficiente para o adolescente com ideação suicida servindo de informativo no que diz respeito às práticas suicidas propriamente ditas ou promovendo a vida.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-06-27

How to Cite

Abreu, T. O., & Souza, M. B. (2017). A INFLUÊNCIA DA INTERNET NOS ADOLESCENTES COM AÇÕES SUICIDAS. Revista Sociais E Humanas, 30(1). https://doi.org/10.5902/2317175825868

Issue

Section

Iniciação Científica e Relatos de Pesquisa