GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Elisete Kronbauer, Jefferson Menezes de Oliveira

Resumo


O presente artigo busca refletir sobre a Gestão do Conhecimento no contexto das organizações públicas. Para tanto, utiliza o retrospecto histórico como estratégia epistêmica para ressaltar os modelos, aplicações e particularidades sobre a Gestão do Conhecimento, a fim de relacioná-los às características do setor público. Situa a análise em uma Instituição Federal de Ensino Superior localizada da região sul do Brasil que passa por um processo de renovação em seu quadro de pessoal. O trabalho tem caráter descritivo, sendo realizado mediante estudo de caso com abordagem qualitativa. Os resultados apontam para a necessidade do estabelecimento de estratégias claras e com recursos específicos, bem como da adoção de práticas de gestão que fomentem o processo de criação e compartilhamento do conhecimento.


Palavras-chave


Gestão Pública; Gestão do Conhecimento; Políticas Públicas.

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