Agroindústrias familiares, participação e conflitos sócio-ambientais: uma incursão prática
DOI:
https://doi.org/10.5902/223667253142Resumo
Este trabalho objetiva apresentar uma reflexão crítica sobre uma experiência vivenciada com os agricultores da Quarta Colônia/RS que possuem agroindústrias familiares rurais vinculadas à Rede da Casa. O artigo analisa a experiência que conduz na tentativa de solucionar um problema, ou seja, a adequação dos empreendimentos familiares à legislação. Nesse viés, procura-se pontuar como foi realizada a estratégia de intervenção dos técnicos da universidade. Assim, poder-se-á entender que o problema ambiental, antes de tudo, era um problema localizado e individual e que o pressuposto que conduzia as ações do grupo de agricultores eram conflituosos, ou seja, os objetivos dos integrantes eram diferentes. Essa experiência de condução participativa, com suas limitações, vem no sentido de entender as concepções do grupo de agricultores que se formou na tentativa de qualificar suas práticas, a fim de buscar em conjunto a legalização. Por ora, percebeu-selimitações tanto do grupo interventor quanto do grupo de agricultores e dos atores sociais envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).