Violência contra mulheres no Brasil e no Uruguai: as experiências da Lei Maria da Penha e da Lei de Violência Doméstica.

Autores

  • Mari Cleise Sandalowski Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS
  • Gabriela Felten da Maia Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS
  • Paola Stuker Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS
  • Maruá Pereira Lock Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672525580

Palavras-chave:

Violência contra mulher, Lei Maria da Penha, Lei de Violência Doméstica, Cartografia da Violência, Sociologia Jurídica.

Resumo

O presente trabalho resulta de um estudo sociológico sobre as situações violência conjugal contra mulheres. O enfoque teórico-metodológico orienta-se pela perspectiva da sociologia jurídica. O objetivo da pesquisa foi realizar um estudo sobre as mudanças implementadas pelas leis de violência contra mulheres existentes no Brasil e no Uruguai, em suas aplicações sucedidas nas relações conjugais. Foram selecionadas três regiões do Estado do Rio Grande do Sul (norte, centro e fronteira) e uma cidade uruguaia, fronteira com o Brasil, onde se analisaram dados referentes aos anos de 2005 a 2009, a partir de coleta em delegacias do Rio Grande do Sul e dos informativos sobre violência no Uruguai. Observou-se que a violência conjugal está presente no cotidiano das mulheres dessas regiões, independente dos seus contextos socioeconômicos e culturais. Apesar dos avanços, as leis de proteção às mulheres são limitadas, especialmente no que tange à proteção e prevenção dessa forma de violência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-11

Como Citar

Sandalowski, M. C., da Maia, G. F., Stuker, P., & Lock, M. P. (2017). Violência contra mulheres no Brasil e no Uruguai: as experiências da Lei Maria da Penha e da Lei de Violência Doméstica. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 6(1), 235–262. https://doi.org/10.5902/2236672525580

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)