Sociologia econômica weberiana e economia neo-schumpeteriana da inovação: aproximações teóricas.

Auteurs

  • João Martins Ladeira Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236672512797

Mots-clés :

Sociologia econômica, Economia da inovação, Teoria social, Tecnologias da informação, Indústria de computação.

Résumé

O artigo relaciona a economia da inovação neo-schumpeteriana e a sociologia econômica de Weber, propondo sua convergência. Visa, assim, a contribuir teoricamente junto à bibliografia com interesse na análise social dos mercados. Debate de que forma o primeiro grupo de autores representou um passo significativo à teoria econômica, com a crítica ao comportamento maximizador e à racionalidade plena, associada à proposta de considerar história e instituições. Considera, porém, que se pode ampliar tal resultado. Para isso, o artigo pretende tratar sobre inovação através da ideia de ação social, considerando, nos conceitos de paradigma, mudança qualitativa, equilíbrios temporários e formação de padrões, um processo a ser compreendido através da sociologia. Ilustra tal debate observando a variabilidade histórica presente na apropriação de um conceito econômico específico – os retornos crescentes – no que se refere à indústria de computação.

 

http://dx.doi.org/10.5902/2236672512797

 

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Publiée

2014-01-30

Comment citer

Ladeira, J. M. (2014). Sociologia econômica weberiana e economia neo-schumpeteriana da inovação: aproximações teóricas. Século XXI: Revue Des Sciences Sociales, 3(2), 213–241. https://doi.org/10.5902/2236672512797

Numéro

Rubrique

Articles