Educação Escolar Indígena e / ou Educação Indígena: Questões e possibilidades para “kainganguizar” a escola.

Auteurs

  • Rogério Reus Gonçalves da Rosa Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Rojane Brum Nunes Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236672511222

Mots-clés :

Kaingang, Educação Escolar Indígena, Educação Indígena, Cosmologia, Ritual.

Résumé

A partir da etnologia ameríndia, do método etnográfico, do protagonismo de intelectuais kaingang nas escolas indígenas e nas universidades, este texto abordará algumas das formas pelas quais os Kaingang têm procurado mediar os conceitos de educação escolar indígena e educação indígena. Desse modo, refletiremos sobre o projeto de “kainganguizar” a escola, propondo desta forma uma transformação tanto curricular quanto estrutural da escola, a fim de efetivar uma educação kaingang através dessa instituição.

 

http://dx.doi.org/10.5902/2236672511222


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Publiée

2013-10-30

Comment citer

Rosa, R. R. G. da, & Nunes, R. B. (2013). Educação Escolar Indígena e / ou Educação Indígena: Questões e possibilidades para “kainganguizar” a escola. Século XXI: Revue Des Sciences Sociales, 3(1), 88–119. https://doi.org/10.5902/2236672511222