Cultura e formação: os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e o desencantamento de Goethe frente ao mundo burguês.

Autores/as

  • Pedro Giovanetti Cesar Pires Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672526328

Palabras clave:

Formação, Civilização, Cultura, Literatura, Modernidade.

Resumen

No presente artigo, gostaríamos de apresentar uma caracterização do contexto histórico que subjaz ao romance de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (1796). Uma vez que o romance viria a se tornar uma peça-chave do gênero “romance de formação”, o contexto histórico do romance pode nos ajudar a entender justamente como a noção alemã de formação se cristalizou a partir da experiência histórica dessa nação. Mais especificamente, a cristalização da noção alemã de Bildung relaciona-se tanto com a posição da intelligentsia burguesa na estrutura social alemã, como também com o contexto mais amplo da emergência do mundo burguês. O romance em questão também relaciona-se intimamente com o percurso social de seu autor, e procuraremos analisar as possíveis influências desse percurso para a visão que o romance apresenta da modernidade emergente. A reconstrução do contexto histórico é feita a partir da obra de Norbert Elias 'O processo Civilizador', bem como a partir dos livros 'The German tradition of self-cultivation: Bildung from Humboldt to Thomas Mann' e 'Culture and Socitey in Classical Weimar 1775-1806' do historiador Walter Bruford. 

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Publicado

2017-03-24

Cómo citar

Pires, P. G. C. (2017). Cultura e formação: os anos de aprendizado de Wilhelm Meister e o desencantamento de Goethe frente ao mundo burguês. Século XXI: Revista De Ciencias Sociales, 6(2), 385–312. https://doi.org/10.5902/2236672526328