O espartilho de Têmis. A inédita demanda por justiça de nossa sociedade.

Autores/as

  • Raúl Enrique Rojo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672519645

Palabras clave:

demandas sociais, política, juízes de direito, magistraturas sociais, jurisdicionalização.

Resumen

O artigo pretende dar conta de uma mutação social de primeira magnitude da que somos testemunhas: a crise, deserção ou perda de legitimidade das figuras de autoridade que até pouco tempo atrás processavam e davam resposta a conflitos e demandas próprias do convívio em sociedade. Estes magistrados sociais têm sido substituídos pelos juízes que parecem ser em nossos dias as únicas (talvez as últimas) pessoas legitimadas para imiscuir-se na vida alheia e dar resposta às antigas e novas demandas sociais (individuais e coletivas). Por acréscimo, esse apelo à lei e aos magistrados togados não se limita a perseguir a resolução de conflitos privados, mas se transforma, frequentemente, em um recurso estratégico a disposição dos políticos e dos cidadãos. Os primeiros têm descoberto o Tribunal como um novo lugar para fazer política, enquanto os segundos se dirigem à Justiça não só para conseguir que uma experiência deletéria seja reconhecida como um agravo, mas também para satisfazer uma reivindicação política: convocar perante uma instância simbólica uma liderança partidária ou um alto funcionário que parecem não serem “responsáveis” mais que o nome já que, de fato, nunca tiveram que prestar contas a ninguém por seu descaso à lei.

 

http://dx.doi.org/10.5902/2236672519645


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raúl Enrique Rojo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Doutor em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1991) e pós-doutorado em Sociologia Jurídica pela Université de Montréal (2002). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pesquisador Associado do Centre d'Analyse et d'Intervention Sociologiques (CADIS), laboratório de sociologia da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), França. Lidera no Brasil o Grupo de Pesquisa “Magistratura, Sociedade e Política”, credenciado junto ao CNPq e vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Publicado

2015-09-29

Cómo citar

Rojo, R. E. (2015). O espartilho de Têmis. A inédita demanda por justiça de nossa sociedade. Século XXI: Revista De Ciencias Sociales, 5(1), 09–25. https://doi.org/10.5902/2236672519645

Número

Sección

Artículos