Uma reflexão sobre o consumo de comunidades virtuais no Brasil

Authors

  • Roberta Caldas Simões Univix
  • Sergio Robert de Sant'Anna UFES
  • João Gualberto Moreira Vasconcellos UFES

DOI:

https://doi.org/10.5902/223667253137

Abstract

Esse artigo pretende refletir sobre o fenômeno da adesão dos brasileiros às redes sociais, em particular o Orkut, e analisar como as características da sociedade brasileira influenciam nas novas formas de sociabilidade emergentes, como as comunidades virtuais. A discussão teórica parte de um olhar totalizante sobre a sociedade brasileira, entendendo-a como uma sociedade relacional, na qual o fundamental é a relação entre os elementos constituintes do todo, traçando uma analogia entre esta sociedade relacional e a emergência das comunidades virtuais no Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguida por um olhar sobre a ferramenta do Orkut, tendo como base DaMatta, Lemos, Lévy e Rheingold. Os aspectos levantados neste artigo permitem uma reflexão ainda inicial sobre um dos motivos que podem explicar a rápida adesão dos brasileiros às comunidades virtuais, além de apresentar algumas características predominantes da sociedade
brasileira e sua influência na emergência e fortalecimento das comunidades virtuais no Brasil. Indicamos, por fim, que a intensa presença dos brasileiros nas redes sociais pode ser explicada pelo fato de o Brasil ser constituído por uma sociedade relacional.

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Published

2011-06-13

How to Cite

Simões, R. C., Sant’Anna, S. R. de, & Vasconcellos, J. G. M. (2011). Uma reflexão sobre o consumo de comunidades virtuais no Brasil. Século XXI: Journal of Social Sciences, 1(1), 64–81. https://doi.org/10.5902/223667253137

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Articles