Uma reflexão sobre o consumo de comunidades virtuais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/223667253137Abstract
Esse artigo pretende refletir sobre o fenômeno da adesão dos brasileiros às redes sociais, em particular o Orkut, e analisar como as características da sociedade brasileira influenciam nas novas formas de sociabilidade emergentes, como as comunidades virtuais. A discussão teórica parte de um olhar totalizante sobre a sociedade brasileira, entendendo-a como uma sociedade relacional, na qual o fundamental é a relação entre os elementos constituintes do todo, traçando uma analogia entre esta sociedade relacional e a emergência das comunidades virtuais no Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguida por um olhar sobre a ferramenta do Orkut, tendo como base DaMatta, Lemos, Lévy e Rheingold. Os aspectos levantados neste artigo permitem uma reflexão ainda inicial sobre um dos motivos que podem explicar a rápida adesão dos brasileiros às comunidades virtuais, além de apresentar algumas características predominantes da sociedadebrasileira e sua influência na emergência e fortalecimento das comunidades virtuais no Brasil. Indicamos, por fim, que a intensa presença dos brasileiros nas redes sociais pode ser explicada pelo fato de o Brasil ser constituído por uma sociedade relacional.
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