De dramas a outros dramas
os processos cognitivos nas Ciências Sociais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672594865Palavras-chave:
Processos cognitivos, Ciências Sociais, Narrativa de experiências, Memória, DramasResumo
Tomando como referência a obra de William Foote Whyte, Sociedade da Esquina – a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada, em seu Anexo A, trata-se, no texto em tela, de narrar uma experiência que conjuga uma vivência em uma cidade “estranha” (Rio de Janeiro) com as exigências de elaboração de uma tese doutoral. O termo unificador das duas situações – drama – traduz o sentimento prevalecente que orienta a narrativa. O contato com uma cultura diferente, a convivência em um ambiente acadêmico caracterizado pela severa competição e as indefinições acerca do objeto a ser pesquisado produzem impactos significativos sobre exercícios cognitivos particulares, necessários ao fazer Ciência Social. Impossível a desconexão entre o sentir e o pensar, condição ao conhecer. Se o sentir é marcado pelo desajuste, a reflexão torna-se agônica – e a construção racional de uma obra acadêmica, um martírio. Com esses ingredientes, propõe-se um alinhamento entre o viver (experimentar) e o criar nas Ciências Sociais, ambas situações dramáticas.
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