De dramas a outros dramas

os processos cognitivos nas Ciências Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672594865

Palavras-chave:

Processos cognitivos, Ciências Sociais, Narrativa de experiências, Memória, Dramas

Resumo

Tomando como referência a obra de William Foote Whyte, Sociedade da Esquina – a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada, em seu Anexo A, trata-se, no texto em tela, de narrar uma experiência que conjuga uma vivência em uma cidade “estranha” (Rio de Janeiro) com as exigências de elaboração de uma tese doutoral. O termo unificador das duas situações – drama – traduz o sentimento prevalecente que orienta a narrativa. O contato com uma cultura diferente, a convivência em um ambiente acadêmico caracterizado pela severa competição e as indefinições acerca do objeto a ser pesquisado produzem impactos significativos sobre exercícios cognitivos particulares, necessários ao fazer Ciência Social. Impossível a desconexão entre o sentir e o pensar, condição ao conhecer. Se o sentir é marcado pelo desajuste, a reflexão torna-se agônica – e a construção racional de uma obra acadêmica, um martírio. Com esses ingredientes, propõe-se um alinhamento entre o viver (experimentar) e o criar nas Ciências Sociais, ambas situações dramáticas.

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Biografia do Autor

Reginaldo Teixeira Perez, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSociais) – UFSM

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

Teixeira Perez, R. (2025). De dramas a outros dramas: os processos cognitivos nas Ciências Sociais. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 15(2), 87–106. https://doi.org/10.5902/2236672594865

Edição

Seção

Dossiê

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