Poder e dominação no “andar de cima” do mundo rural brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672590497Palavras-chave:
Poder, Dominação, Rural, BrasilResumo
O dossiê Poder e dominação no “andar de cima” do mundo rural brasileiro na revista Século XXI é fruto de um Grupo de Trabalho no X Encontro da Rede de Estudos Rurais, em São Carlos (SP) em 2023. Nesse 1º volume os artigos trazem diversidade de pesquisas que instigam renovadas agendas sobre as elites e classes dominantes do mundo rural: de antigas fazendas, genealogias de oligarquias rurais até as modernas exposições e lives do agronegócio. Sob diferentes formas, os textos que vêm a público demonstram que produzir ciência social sobre as elites implica em produzir desencantamentos sobre conflitos que dissimulam formas de dominação e violências na sociedade brasileira contemporânea.
Downloads
Referências
ABU-LUGHOD, L. As mulheres muçulmanas precisam realmente de salvação? Reflexões antropológicas sobre o relativismo cultural e seus Outros. Estudos Feministas, Florianópolis, 20(2): 256, maio-agosto/2012, p. 451-470. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2012000200006 Acesso Ag. 2024.
CONNELL, R. O Império e a Criação de Uma Ciência Social. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, v. 2, n. 2, jul -dez 2012, p. 309-336. Disponível em https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/85/50. Acesso Ag. 2024.
ZANELLA, Francis C. Reconfigurações na economia estancieira do Sudoeste do Rio Grande do Sul (1985-2022): renda da terra, bovinocultura de corte e diferenciação social. 2023. 317p. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2023.
LEVIEN, M. Da acumulação primitiva aos regimes de desapropriação. Sociologia e Antropologia, v. 4, n. I, jun. 2014, p. 21-53. Disponível: https://www.scielo.br/j/sant/a/4Wcp6bJYxsdpptZtPNTd8wh/?format=pdf&lang=pt Acesso Ag. 2024.
MEDEIROS, L. Movimentos sociais, questões fundiárias e mediações jurídicas: apontamentos sobre as relações entre o Direito e os conflitos sociais. In: LEITE, S.; BRUNO, R. O rural brasileiro na perspectiva do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2019. p. 107-129.
WANDERLEY, M.N. Um saber necessário: os estudos rurais no Brasil. Campinas: UNICAMP, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Valdênio Freitas Meneses, Marcos Botton Piccin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).