“Andar com fé": Santo forte e religião contemporânea em um filme etnográfico
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672586530Palavras-chave:
Cinema etnográfico, Religiosidade, Sociedades complexasResumo
A intenção do artigo é analisar a obra “Santo Forte”, documentário produzido por Eduardo Coutinho em 1999. Para tanto, o texto está dividido em duas partes. Na primeira, empreende-se uma reflexão que aproxima as categorias dos filmes etnográficos à obra de Coutinho. Na segunda parte, é apresentada uma explanação teórica sobre religiosidade urbana do início do século XXI tendo como base as narrativas apresentadas no filme. Para a realização deste trabalho foi executada uma decupagem total do filme, que compreende a descrição das imagens e a transcrição das falas.
Downloads
Referências
MONTERO, P; ALMEIDA, R. Trânsito religioso no Brasil. São Paulo em perspectiva, v. 15, n. 3, p. 92-101, 2001.
BARTH, F. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas (Org. de Tomke Lask). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.
CLIFFORD, J. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Organizado por José Reginaldo Santos Gonçalves. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
COUTINHO, E. Santo Forte. Rio de Janeiro, 1999. (vídeo, 80’).
FRANCE, C. Cinema e Antropologia. Tradução: Március Freire. Campinas: Ed. da Unicamp, 1998
FRANCE, C. Antropologia Fílmica – Uma gênese difícil, mas promissora”. In: FRANCE, C. (org.). Do filme etnográfico à antropologia fílmica. Tradução: Március Freire. Campinas: Ed. da Unicamp, 2000.
HANNERZ, U. Fluxos, fronteira, híbridos: palavras- chave da antropologia transnacional. Revista Mana, Rio de Janeiro, v. 3, nº 1, p. 7-39, 1997.
HERVIEU-LÉGER, D. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008,
MOTTA, L. G. Análise pragmática da narrativa jornalística. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, p. 05-09, 2005.
NICHOLS, B. Introdução ao documentário. Tradução de Mônica Saddy Martins. Campinas, SP: Papirus, 2005.
PEREIRA, R. S. G. Fé em Deus, DJ: funk e pentecostalismo entre jovens das camadas populares. 2014. 157 p. Dissertação (mestrado em Ciências Sociais), Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de pós-graduação em Ciências Sociais, Vitória, 2014
RAMOS, F. P. Mas afinal... O que é mesmo documentário? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
VELHO, G. Individualismo e cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994
VELHO, G. Antropologia urbana: encontro de tradições e novas perspectivas. Sociologia, Problemas e Práticas, Oeiras, 2009
VELHO, G. Estilos de vida urbana e modernidade. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.8, n. 16, p. 227-34, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Réia Sílvia Gonçalves Pereira, Sandra Costa, Tatyana Lellis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).