Moda "mais sustentável": processos e caminhos de duas marcas da cidade de Vila Velha-ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672586445

Palavras-chave:

Moda, Sustentabilidade, Indústria Fashion, Ecologia política

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de concepção e produção de duas marcas de vestuário da cidade de Vila Velha-ES, que em suas práticas vinculam o fashion ao ecológico e como este aspecto se articula com seus processos produtivos promovendo uma "moda mais sustentável". A metodologia se desenvolveu por meio de pesquisa exploratória, calcada na aplicação de entrevistas discursivas, fundamentadas na perspectiva da ecologia política com base em Leff e Guattari. A pesquisa teve como foco em uma preocupação intergeracional relacionada a degradação ambiental e os riscos que ocorrem a partir dela são distribuídos de forma desigual, atingindo, especialmente, o que, na indústria fashion representa a transferência de externalidades e alto custo humano e ambiental. Os resultados deste estudo revelam que os discursos proferidos pelos criadores-gestores das duas marcas, embora dotados de intenção ecológica, nem sempre se articulam com suas práticas, estas ainda reféns dos processos do sistema capitalista vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Endringer Ribeiro, Universidade Vila Velha

Mestre em sociologia política pela Universidade Vila Velha

Augusto Cesar Salomão Mozine, Universidade Vila Velha

Doutor em ciências sociais pela Pontifícia Universidade católica de São Paulo. Professor titular do programa de Pós-Graduação em Sociologia Política e das Faculdades de Direito e Relações Internacionais da Universidade Vila Velha-UVV/ES

Referências

APPADURAI, A. A vida social das coisas. As mercadorias sob uma perspectiva cultural. Tradução de Agatha Bacelar - Niterói: Universidade Federal Fluminense. 2008.

BERLIM, L. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.

DADALTO, M. C. O relacionamento social-econômico-gerencial interfirmas: o caso do aglomerado da indústria de vestuário de Colatina. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

FARIA, L. S. P de. O Poder dos Sonhos: Uma etnografia de empresas startup no Brasil e no Reino Unido. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Porto Alegre: UFRGS, 2018.

FASHION REVOLUTION BRASIL. Postagem no perfil da rede social Instagram em 21 de abril de 2018. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Bh1UgweA1XD/?taken-by=fash_rev_brasil. Acesso mai. de 2018.

FLETCHER, K.; GROSE, L. Moda & Sustentabilidade: Design para mudança. São Paulo: Senac, 2011.

GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus Editora, 21a ed. 2012.

IDEIES – Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo. Relatório enviado à Vanessa Endringer Ribeiro. Vitória, recebido em: fevereiro de 2018.

INTERLOCUTOR I. Entrevista concedida a Vanessa Endringer Ribeiro. Vitória, janeiro de 2018.

INTERLOCUTOR II. Entrevista concedida a Vanessa Endringer Ribeiro. Vila Velha, janeiro de 2018.

INTERLOCUTOR III. Entrevista concedida a Vanessa Endringer Ribeiro, Vila Velha, março de 2018.

LEFF, E. Ecologia, Capital e Cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Cabral, Luis Carlos (trad.) 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014a.

LEFF, E. Racionalidade Ambiental e reapropriação social da natureza. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014b.

MARCA I. Como podemos reduzir nosso impacto? Vitória, 2018.

MARZOCCA, O. Um ambiente inseguro. Peripécias da governamentalidade ecológica entre economia e biopolítica. In. VACCARO, S.; AVELINO, N. (orgs.). Governamentalidade: segurança. São Paulo: Intermeios, 2014. pp. 263-287.

MILANEZ, B. Modernização ecológica no Brasil: limites e perspectivas. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 20, p. 77-89, 2009.

PEREIRA, F. da S. Tecendo relações: ação coletiva entre empresários do arranjo produtivo local de confecções de Vila Velha. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Vitória: UFES, 2017.

PROFISSIONAL A. Entrevista concedida a Vanessa Endringer Ribeiro. Vila Velha, março de 2018.

PROFISSIONAL B. Entrevista concedida a Vanessa Endringer Ribeiro. Vila Velha, março de 2018.

SALCEDO, A. Moda ética para um futuro sustentável. São Paulo: G. Gili, 2014.

Downloads

Publicado

2023-06-18

Como Citar

Ribeiro, V. E., & Mozine, A. C. S. (2023). Moda "mais sustentável": processos e caminhos de duas marcas da cidade de Vila Velha-ES. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 13(1), 22–40. https://doi.org/10.5902/2236672586445

Edição

Seção

Artigos