Um estudo sobre redes interacionais para promover a geração de empresas de software na Paraíba.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672526325Palavras-chave:
Análise de Redes, Construção Social, Empreendedorismo Tecnológico, Incubação de Empresas, Tecnologias da Informação.Resumo
Análise das redes interacionais que formam a base do processo de incubação de empresas de tecnologias da informação, nanciado pelo Governo Federal através de recursos repassados pelo CNPq/FINEP, desenvolvido na Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG), instituição vinculada à Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PAQTCPB), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com base em pesquisa empírica realizada in loco, agentes individuais e institucionais são identificados, bem como a natureza dos laços sociais que resultam do processo interacional. Na perspectiva da construção social da tecnologia são observados alguns aspectos das condições e contradições intra e interagentes no plano institucional, bem como as relações de cooperação, competição, conflito e “inspiração”, as quais são derivadas das racionalidades predominantes que orientam as ações individuais. Ao término, algumas considerações são feitas sobre expectativas não realizadas que estariam condicionadas aos arranjos sociais que historicamente constituíram as redes de agentes envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).