Desequilíbrio das informações ao cidadão: estudo de caso da relação entre jornais impressos e política no Estado do Pará.

Autores

  • Rodolfo Silva Marques Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém, PA
  • Bruno da Silva Conceição Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS
  • André Silva de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672525352

Palavras-chave:

Qualidade da Democracia, Jornais, Política do Pará, Acesso à Informação.

Resumo

O presente artigo analisa a relação dos principais jornais do estado do Pará (O Liberal e Diário do Pará) com a classe política estadual. Embora sejam concorrentes empresariais, estes veículos de comunicação podem apresentar um eventual alinhamento político com os políticos tradicionais do Pará. Dessa forma, os interesses políticos dessas elites midiáticas, ás vezes comandadas ou patrocinadas por políticos locais, afetam o conteúdo da informação transmitida para a população paraense. Nesse cenário, jornais de pequena circulação representam uma alternativa relevante de conteúdo informativo permitindo que o acesso às informações de interesse público não seja tão deturpado pelos jogos de poder. Partindo da perspectiva teórica da qualidade da democracia, o texto se empenha em verificar como os jornais de maior circulação, e também as pequenas mídias impressas alternativas, posicionam-se acerca da política estadual e da informação levada ao público. Para tanto, será pesquisada a história de fundação destes jornais e sua relação com a classe política no passado e na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-11

Como Citar

Marques, R. S., Conceição, B. da S., & Oliveira, A. S. de. (2017). Desequilíbrio das informações ao cidadão: estudo de caso da relação entre jornais impressos e política no Estado do Pará. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 6(1), 182–203. https://doi.org/10.5902/2236672525352