Desequilíbrio das informações ao cidadão: estudo de caso da relação entre jornais impressos e política no Estado do Pará.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672525352Palavras-chave:
Qualidade da Democracia, Jornais, Política do Pará, Acesso à Informação.Resumo
O presente artigo analisa a relação dos principais jornais do estado do Pará (O Liberal e Diário do Pará) com a classe política estadual. Embora sejam concorrentes empresariais, estes veículos de comunicação podem apresentar um eventual alinhamento político com os políticos tradicionais do Pará. Dessa forma, os interesses políticos dessas elites midiáticas, ás vezes comandadas ou patrocinadas por políticos locais, afetam o conteúdo da informação transmitida para a população paraense. Nesse cenário, jornais de pequena circulação representam uma alternativa relevante de conteúdo informativo permitindo que o acesso às informações de interesse público não seja tão deturpado pelos jogos de poder. Partindo da perspectiva teórica da qualidade da democracia, o texto se empenha em verificar como os jornais de maior circulação, e também as pequenas mídias impressas alternativas, posicionam-se acerca da política estadual e da informação levada ao público. Para tanto, será pesquisada a história de fundação destes jornais e sua relação com a classe política no passado e na atualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).