Uma crítica sociológica a Raízes do Brasil e caminhos para a interpretação brasileira.

Autores

  • Wallace Faustino da Rocha Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672521602

Palavras-chave:

Raízes do Brasil, Brasil, modernização, Foucault.

Resumo

Segundo Sérgio Buarque de Holanda, o Brasil seguia um caminho de desenvolvimento que se distanciava de pos- sibilidades de modernização. Sua sociedade deveria ser vista como uma variante lusitana que, por sua vez, não atendia aos pressupostos de indivíduo racionar moderno. Valendo-se de tais pressupostos de uma das obras mais clássicas de interpretação brasileira, apropria-se das teses de Michel Foucault com o objetivo de interrogar os argu- mentos vigentes em Raízes do Brasil, que sustentaram durante muito tempo o olhar sobre este novo mundo em formação. Diante disso, novos caminhos para uma compreensão nacional seriam possíveis, sem descartar, contudo, todas as contribuições presentes no já clás- sico que apresentou o homem cordial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallace Faustino da Rocha Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora (MG), Brasil; Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Rodrigues, W. F. da R. (2015). Uma crítica sociológica a Raízes do Brasil e caminhos para a interpretação brasileira. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 5(2), 345–376. https://doi.org/10.5902/2236672521602