Democracia, desigualdades e corrupção: uma análise da qualidade democrática na América latina.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672521590Palavras-chave:
América Latina, qualidade da democracia, indicadores econômicos, desigualdade, corrupção.Resumo
O debate sobre a democracia e a qualidade da democracia se ampliou nos últimos anos, tendo em vista que a maioria dos países do mundo adotou o regime democrático. Dada a relevância do tema, o artigo visa contribuir com as reflexões e estudos sobre a qualidade da democracia na América Latina, uma região que enfrenta uma série de problemas e desa os de cunho político, econômico e social em sua recente experiência democrática. Através de uma análise descritiva de dados, busca-se analisar indicadores de qualidade da democracia, indicadores socioeconômicos e percepção da corrupção, referentes aos países do Mercosul, de modo a estabelecer relações entre a realidade da democracia latinoamericana e a literatura corrente. Foi possível observar que a despeito da consolidação de procedimentos democráticos, as democracias se caracterizam como híbridas, convivendo com altos níveis de desigualdades e de corrupção política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).