A sociologia da educação no Nordeste brasileiro: uma análise a partir dos grupos de pesquisa.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672519653Palavras-chave:
sociologia da educação, campo científico, grupos de pesquisa, CNPq, sociologia no Nordeste.Resumo
O presente artigo é resultante do aprofundamento de parte de uma pesquisa mais ampla em torno do desenvolvimento da Sociologia da Educação no Brasil, que tem demonstrado preocupações no sentido de caracterizar a produção acadêmica nesta área do conhecimento, e se coloca a tarefa de ampliar estas preocupações. Nosso objetivo consiste em analisar os grupos de pesquisa que se dedicam direta ou indiretamente à Sociologia da Educação no país, tomamos a região Nordeste como foco analítico principal. Os grupos de pesquisa cadastrados no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foram tomados como fontes de informações acerca da institucionalização da própria Sociologia da Educação na região Nordeste do país. Os resultados indicaram um campo ainda em consolidação, crivado de contradições, com uma efetiva presença de grupos de pesquisa ligados à programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais, contrastando com as poucas linhas desses programas com foco em Educação.
http://dx.doi.org/10.5902/2236672519653
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).