O espartilho de Têmis. A inédita demanda por justiça de nossa sociedade.

Autores

  • Raúl Enrique Rojo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672519645

Palavras-chave:

demandas sociais, política, juízes de direito, magistraturas sociais, jurisdicionalização.

Resumo

O artigo pretende dar conta de uma mutação social de primeira magnitude da que somos testemunhas: a crise, deserção ou perda de legitimidade das figuras de autoridade que até pouco tempo atrás processavam e davam resposta a conflitos e demandas próprias do convívio em sociedade. Estes magistrados sociais têm sido substituídos pelos juízes que parecem ser em nossos dias as únicas (talvez as últimas) pessoas legitimadas para imiscuir-se na vida alheia e dar resposta às antigas e novas demandas sociais (individuais e coletivas). Por acréscimo, esse apelo à lei e aos magistrados togados não se limita a perseguir a resolução de conflitos privados, mas se transforma, frequentemente, em um recurso estratégico a disposição dos políticos e dos cidadãos. Os primeiros têm descoberto o Tribunal como um novo lugar para fazer política, enquanto os segundos se dirigem à Justiça não só para conseguir que uma experiência deletéria seja reconhecida como um agravo, mas também para satisfazer uma reivindicação política: convocar perante uma instância simbólica uma liderança partidária ou um alto funcionário que parecem não serem “responsáveis” mais que o nome já que, de fato, nunca tiveram que prestar contas a ninguém por seu descaso à lei.

 

http://dx.doi.org/10.5902/2236672519645


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raúl Enrique Rojo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Doutor em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1991) e pós-doutorado em Sociologia Jurídica pela Université de Montréal (2002). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pesquisador Associado do Centre d'Analyse et d'Intervention Sociologiques (CADIS), laboratório de sociologia da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), França. Lidera no Brasil o Grupo de Pesquisa “Magistratura, Sociedade e Política”, credenciado junto ao CNPq e vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-09-29

Como Citar

Rojo, R. E. (2015). O espartilho de Têmis. A inédita demanda por justiça de nossa sociedade. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 5(1), 09–25. https://doi.org/10.5902/2236672519645

Edição

Seção

Artigos